Open Nav Logo Mais Retorno

Lote Fracionário

Avalie este post

O que é lote fracionário?

O lote fracionário ou mercado fracionário, é um mercado de ações no qual não é necessária a compra de uma quantidade mínima para adquiri-las. Ao contrário do lote padrão, que negocia de 100 em 100 ações, neste tipo de lote o investidor poderá comprar apenas uma única ação. Dessa forma, esse mercado é mais viável para acionistas que não têm tanto dinheiro para investir.

Além dessa diferença, no lote fracionário há também outras diferenças quanto ao lote padrão. A liquidez do lote fracionário, por exemplo, é mais baixa, então ele não é uma alternativa tão viável para investidores de curto prazo.

Como funciona o lote fracionário?

O lote fracionário funciona da mesma forma que o padrão em termos práticos.

A diferença entre esses tipos de mercados, é que no fracionário é necessário colocar um F no final dos tickers das ações para ter acesso a ele. Por exemplo, se você quiser comprar 3 ações preferenciais da Petrobras (PETR4), então você deverá enviar no seu home broker uma ordem de compra de 3 PETR4F.

Ou seja, a forma de operar será a mesma, porém, com a possibilidade de comprar uma quantidade de ações menor que 100.

Um investidor que opta utilizar o mercado fracionário ao invés do lote padrão, precisa se manter atento ao spread, a liquidez e a corretagem, principalmente se já tiver investido por meio do mercado integral. No lote fracionário há uma discrepância de preços e facilidade na venda da ação, que por sua vez, precisa ser levada em consideração no momento da compra.

Quais são as vantagens e desvantagens do lote fracionário?

A principal vantagem do lote fracionário, é a possibilidade de comprar ações em uma quantidade menor e não necessitar de uma grande quantidade de dinheiro para investir.

No lote padrão, a compra de um lote de 100 ações faz com que o valor final da compra seja muito elevado e não são todos os investidores que têm essa possibilidade. Por isso, o lote fracionário torna-se uma opção mais viável nesse caso.

Através do mercado fracionário também é possível melhorar a carteira de investimentos em ações. Como é mais barato comprar ações individualmente, também fica mais fácil de comprar diferentes tipos de ações, e assim, diversificar a sua carteira. Com isso, os riscos desse investimento também diminuem.

Afinal, se uma única ação perder valor, o investidor poderá ter outras que irão compensar a sua perda e manter a sua carteira em equilíbrio.

Quanto às suas desvantagens, a taxa de corretagem nesse tipo de lote acaba tendo um peso maior que no padrão. Afinal, quando se paga uma taxa de corretagem fixa para valores pequenos, você acaba tendo um custo proporcionalmente elevado.

Por fim, é importante ficar atento ao spread que eventualmente ocorre no lote fracionário. Isso porque ocorre uma discrepância entre os preços de compra e venda que podem ser grandes por conta da baixa liquidez. Portanto é importante sempre ter paciência na hora de negociar suas ações e aguardar por boas oportunidades.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Avalie este post
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão