O que é LMBO?

LMBO é uma tática na qual a alta administração de uma empresa de capital aberto toma dinheiro emprestado para comprar todas as ações da empresa em circulação.

Uma Aquisição Alavancada da Gerência (Leveraged Management Buyout) dá à administração o controle completo da empresa e permite que ela opere sem recorrer aos acionistas.


Quais os benefícios de realizar uma LMBO?

 

Para um negócio passando por uma mudança na propriedade, uma LMBO oferece vantagens para todos os envolvidos. a principal delas é a possibilidade de uma transição suave.

Uma vez que os novos proprietários conhecem a empresa e seus negócios, há risco reduzido, os outros funcionários têm menos probabilidade de ficar apreensivos e os clientes e parceiros de negócios existentes estão tranquilos.

Além disso, o processo interno e a transferência de responsabilidades permanecem confidenciais e são frequentemente tratados rapidamente. Uma vez que o proprietário de uma empresa tenha concordado em vender sua empresa aos membros de sua equipe, geralmente há uma série de etapas comuns na transferência de poder:

O que considerar ao cogitar uma LMBO?

Os compradores precisam garantir que o empreendimento seja lucrativo ou pelo menos tenha um bom potencial para ser. Tenha em mente que o LMBO requer financiamento substancial, o que terá um impacto no fluxo de caixa da empresa.

Para compensar o investimento, o comprador precisará de uma estratégia para aumentar o fluxo de caixa por meio de corte de custos, aumento da produtividade ou geração de receita.

Uma análise financeira completa deve revelar o fluxo de caixa, o volume de vendas, a capacidade de endividamento e o potencial de crescimento.

Isso fornecerá informações valiosas sobre o valor justo de mercado do negócio e sobre a flexibilidade operacional da administração.

Como financiar uma LMBO?

O(s) comprador(es) precisarão desenvolver um planejamento sólido para se preparar para a aquisição. A previsão deve ser credível e realisticamente atingível.

Contatos e referências pessoais e de negócios também podem ajudar um sucessor a garantir a confiança dos banqueiros.

Uma pequena aquisição geralmente envolve apenas uma instituição. Em transações maiores, várias instituições podem lidar com o financiamento.

Em uma LMBO, os ativos da empresa são avaliados para determinar o patrimônio disponível para financiamento. O credor usará os ativos como garantia. A instituição financeira ajustará as taxas de juros de acordo com os riscos associados à transação.

O financiador pode pedir ao vendedor para financiar uma parte da venda como uma forma de compromisso com o empreendimento e como um sinal de confiança na equipe administrativa.

Quais opções de financiamento você pode considerar?

Qualquer um desses tipos de financiamento básico pode ser combinado para alcançar uma transição bem-sucedida.

 

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Lei Kandir

A Lei Kandir foi uma das iniciativas do legislativo para incentivar a exportação, porém, causou muita polêmica. Saiba mais!