Última modificação em 20 de dezembro de 2019

O que é liquidez diária?

A liquidez diária é um termo que se refere aos investimentos que podem ser resgatados a qualquer momento, com saldo retornando para a conta do investidor quando solicitada.

Em outras palavras, trata-se de uma característica que permite que ativos sejam negociados, tornando o dinheiro livre para recuperação por parte do investidor sempre que ele tiver essa necessidade. O retorno do capital pode acontecer imediatamente na sua conta bancária (ou da corretora) ou levar alguns dias para o seu processamento.

Vale lembrar que a liquidez é a capacidade que um ativo tem de ser convertido em dinheiro. Quanto maior a liquidez, mais fácil é esse processo de transformação.

Como exemplo, alguns CDBs são uns dos investimentos com maior liquidez do mercado. Assim que você solicitar o resgate, o dinheiro estará na sua conta disponível para movimentações. Por outro lado, imóveis apresentam baixa liquidez na medida em que não é fácil negociá-los.


Qual é a importância da liquidez diária?

 

No Brasil, ainda é grande o número de investidores conservadores. Para confirmar esse dado, basta fazer uma rápida pesquisa sobre o número de usuários de bancos que aplicam dinheiro na caderneta de poupança. Em 2019, por exemplo, eram mais de 60% dos poupadores.

Esse perfil conservador tem diferentes motivos, mas um deles é a facilidade de resgate. Com dinheiro em CDBs sem carência, além de ter uma aplicação de grande segurança, o investidor encontra uma excelente liquidez, conforme sinalizamos anteriormente.

Esse cenário é importante na medida em que muitos brasileiros não conseguem ter um panorama seguro sobre a necessidade de usar seus recursos no longo prazo. Neste caso, a liquidez diária é de grande valia na medida em que o dinheiro é rapidamente recuperado em casos de emergências.

No entanto, é preciso fazer um alerta: liquidez e rentabilidade geralmente andam em direções opostas. A poupança, por exemplo, é um péssimo investimento, embora seja inegável que sua facilidade no resgate imediato seja excelente.

Liquidez diária x liquidez no vencimento: qual a diferença?

Um erro relativamente comum entre investidores iniciantes é acreditar que a renda fixa, por ser um investimento mais conservador, oferece sempre essa facilidade no resgate.

A liquidez diária, no entanto, tem ligação com o ativo — e não com a modalidade de investimento. Muitos investimentos de renda fixa possuem liquidez apenas no vencimento. Ou seja, o investidor precisa aguardar a data de vencimento para receber e, caso antecipe, acaba perdendo boa parte do seu rendimento.

Por isso, é fundamental ter os objetivos claros ao escolher um ativo. Se o dinheiro não será necessário no curto prazo, vale considerar investimentos sem liquidez diária em troca de uma melhor rentabilidade.

Quais os ativos que oferecem liquidez diária?

Como vimos, você encontra liquidez diária tanto em ativos de renda fixa, quanto de renda variável. A seguir, listamos alguns deles como exemplo para que você possa compor a sua carteira com facilidade pensando nos seus objetivos pessoais.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Ágio

O que é o ágio? Ágio é um termo utilizado no mercado financeiro para designar a diferença entre o valor de mercado de um produto e…

Veja outros termos