Última modificação em 30 de novembro de 2020

O que é Licenciamento de Marca?

O licenciamento de marca é caracterizado pelo direito de utilização de propriedades intelectuais pertencentes a uma determinada pessoa ou empresa, para aplicações em produtos, eventos, promoções, campanhas publicitárias, entre outras situações.

Ou seja, a empresa dona de uma marca autoriza que a mesma seja utilizada pela indústria na confecção de seus produtos, ou por qualquer entidade que possua interesse em agregar mais valor ao seu serviço. 

Quantas vezes você já deu preferência a uma peça de roupa pelo simples fato de ter o seu personagens favorito estampado nela? Ou, então, comprou algum objeto porque nele estava descrito aquela marca que você gosta muito?

Nós fazemos isso com frequência, é super normal! Para que essas indústrias que confeccionam roupas e objetos possam estampar ou atrelar determinada marca ao item, precisam do licenciamento em questão. 

O que se aplica ao Licenciamento de Marca?

Qualquer tipo de marca física ou até mesmo pessoal pode ser licenciada. Os tipos mais comuns são:

Normalmente, essas marcas são licenciadas para serem em utilizadas em alimentos, bebidas, artigos para casa, artigos de festas, brinquedos, jogos, cosméticos, itens de papelaria, itens escolares, presentes, infantis, promoções, publicações, shows, eventos, DVDs, entre outros.

Por que o Licenciamento de Marca é importante?

Primeiro, qualquer pessoa ou indústria que deseja atribuir alguma marca específica aos seus produtos ou serviços, deve - por questões legais - solicitar essa autorização.

E o grande motivo, o porquê de ser tão importante, é justamente o valor que uma marca pode atribuir a qualquer item!

Como falamos anteriormente, é extremamente comum que uma pessoa dê preferência pela compra de um produto com alguma marca atrelada, do que um produto em condições contrárias.

Uma vez que há valorização dos produtos, a tendência de aumento na demanda e oferta dos mesmos se torna maior, impactando positivamente o mercado financeiro.

Como se faz o Licenciamento de Marca?

O licenciamento de marca é um processo um tanto complexo, mas não é difícil de ser realizado.

Primeiro, a entidade que deseja usufruir da marca deve ter um planejamento estratégico muito bem definido: por que atrelar tal marca em seu produto, qual o público alvo, qual será a porcentagem de vendas, entre muitas outras questões.

Depois, deve apresentar toda a ideia a empresa detentora dos direitos sobre a marca. Uma vez que o projeto seja aprovado, haverá uma contratação de, no mínimo, 2 anos entre ambas as partes. 

Claro que nada disso acontece de graça: a companhia que está solicitando o licenciamento deverá pagar royalties - valores estabelecidos para quem explora ou comercializa produtos - ao proprietário da marca.

Por essa razão que uma camiseta com a estampa da Mulher Maravilha pode custar um pouco mais caro que uma camiseta lisa, por exemplo. 

Existem, ainda, agências que trabalham especificamente nessa intermediação. Inclusive, a maneira mais comum de se conseguir o licenciamento são através delas, ao invés de ir direto ao dono da marca.

Termo do dia

Antidumping

O que é Antidumping? Antidumping é o conjunto de regulações e práticas que visam afastar (e combater) a prática de dumping. Juntamente com medidas compensatórias e salvaguardas,…