Open Nav Logo Mais Retorno

Liability

O que é Liability?

O termo Liability, é muito utilizado no mercado financeiro. No Brasil, a palavra foi adaptada e costuma aparecer como “responsabilidade” ou “passivos”.

Apesar de receber uma tradução diferente em alguns casos, a semântica da palavra continua sendo a mesma para todas: se trata de uma obrigação ou algo que você deve a uma pessoa.

Ou seja, em resumo, o Liability (passivo) entra facilmente no conceito de dívida, pois se trata de uma pendência ou obrigação que você tem, seja com um fornecedor ou com algum ativo para a sua empresa.

Um Liability geralmente é considerado como passivo de curto prazo, ou seja, quando se espera que ele seja solucionado em 12 meses ou menos.


Qual é a diferença entre uma despesa e um Liability?

Uma despesa é o custo das operações que uma empresa incorre para gerar receita.

Diferentemente dos ativos e passivos, as despesas estão relacionadas à receita e ambas estão listadas na demonstração de resultados de uma empresa.

Em suma, as despesas são usadas para calcular o lucro líquido. A equação para calcular o lucro líquido é a receita menos as despesas.

Por exemplo, se uma empresa tiver mais despesas do que receitas nos últimos três anos, ela poderá sinalizar uma estabilidade financeira fraca, pois está perdendo dinheiro nesses anos.

Portanto, despesa e Liability não devem ser confundidos entre si. Enquanto um está listado no balanço patrimonial de uma empresa e o outro está listado na demonstração de resultados da empresa. As despesas são os custos da operação de uma companhia, enquanto os passivos são as obrigações e dívidas que ela tem.

A relação entre Liability e ativos

Ativos são as coisas que uma empresa possui ou que tem a receber e incluem tanto itens tangíveis como prédios, máquinas e equipamentos, como itens intangíveis, como contas a receber, patentes ou propriedade intelectual.

Se uma empresa subtrair seus passivos de seus ativos, a diferença é o patrimônio líquido de seu proprietário ou acionista. Essa relação pode ser demonstrada da seguinte maneira:

Ativos – Passivos (liabilities) = Patrimônio Líquido

No entanto, muitas vezes essa equação contábil também é apresentada como:

Passivos (Liabilities) + Capital Próprio (Patrimônio Líquido) = Ativos

Este é o significado e a interpretação de Liability na matemática financeira.

Outras definições de Liability

Na maioria dos casos, o Liability se refere a ser responsável por algo, seja através de dívidas financeiras ou serviços que estão pendentes de serem fornecidos a outra parte da negociação.

O Liability tributário, por exemplo, é definido como os impostos que um contribuinte deve ao governo federal, estadual ou municipal.

O Liability também pode ser interpretado como à responsabilidade legal de uma empresa ou indivíduo. Um exemplo disso é que muitas empresas atualmente têm o hábito de fazer um “seguro de Liability”, para o caso de um cliente ou funcionário processar a empresa por, por exemplo, negligência.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados