Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Liability

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/04/2019 às 18:47 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Liability?

O termo Liability, é muito utilizado no mercado financeiro. No Brasil, a palavra foi adaptada e costuma aparecer como “responsabilidade” ou “passivos”.

Apesar de receber uma tradução diferente em alguns casos, a semântica da palavra continua sendo a mesma para todas: se trata de uma obrigação ou algo que você deve a uma pessoa.

Ou seja, em resumo, o Liability (passivo) entra facilmente no conceito de dívida, pois se trata de uma pendência ou obrigação que você tem, seja com um fornecedor ou com algum ativo para a sua empresa.

Um Liability geralmente é considerado como passivo de curto prazo, ou seja, quando se espera que ele seja solucionado em 12 meses ou menos.

Qual é a diferença entre uma despesa e um Liability?

Uma despesa é o custo das operações que uma empresa incorre para gerar receita.

Diferentemente dos ativos e passivos, as despesas estão relacionadas à receita e ambas estão listadas na demonstração de resultados de uma empresa.

Em suma, as despesas são usadas para calcular o lucro líquido. A equação para calcular o lucro líquido é a receita menos as despesas.

Por exemplo, se uma empresa tiver mais despesas do que receitas nos últimos três anos, ela poderá sinalizar uma estabilidade financeira fraca, pois está perdendo dinheiro nesses anos.

Portanto, despesa e Liability não devem ser confundidos entre si. Enquanto um está listado no balanço patrimonial de uma empresa e o outro está listado na demonstração de resultados da empresa. As despesas são os custos da operação de uma companhia, enquanto os passivos são as obrigações e dívidas que ela tem.

A relação entre Liability e ativos

Ativos são as coisas que uma empresa possui ou que tem a receber e incluem tanto itens tangíveis como prédios, máquinas e equipamentos, como itens intangíveis, como contas a receber, patentes ou propriedade intelectual.

Se uma empresa subtrair seus passivos de seus ativos, a diferença é o patrimônio líquido de seu proprietário ou acionista. Essa relação pode ser demonstrada da seguinte maneira:

Ativos – Passivos (liabilities) = Patrimônio Líquido

No entanto, muitas vezes essa equação contábil também é apresentada como:

Passivos (Liabilities) + Capital Próprio (Patrimônio Líquido) = Ativos

Este é o significado e a interpretação de Liability na matemática financeira.

Outras definições de Liability

Na maioria dos casos, o Liability se refere a ser responsável por algo, seja através de dívidas financeiras ou serviços que estão pendentes de serem fornecidos a outra parte da negociação.

O Liability tributário, por exemplo, é definido como os impostos que um contribuinte deve ao governo federal, estadual ou municipal.

O Liability também pode ser interpretado como à responsabilidade legal de uma empresa ou indivíduo. Um exemplo disso é que muitas empresas atualmente têm o hábito de fazer um “seguro de Liability”, para o caso de um cliente ou funcionário processar a empresa por, por exemplo, negligência.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados