Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Letra Hipotecária

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/03/2019 às 22:19 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Letra Hipotecária?

A LH, ou Letra Hipotecária, funciona como boa parte das outras letras existentes no mercado. A instituição financeira que faz a concessão de crédito via modalidade de hipoteca aos seus clientes, emite esses títulos para conseguir captar os recursos que pretende emprestar.

Ou seja, a instituição financeira faz o produto financeiro para seus clientes e investidores e, com os recursos oriundos das aplicações, ela pode conceder crédito aos interessados.

Vale destacar que comparado ao CDB, LCI e a LCA, a LH é um ativo menos conhecido e menos negociado no mercado.

É bem difícil encontrar corretoras de investimento, por exemplo, oferecendo aos seus clientes LH, em suas plataformas de investimento.

Como funciona uma Letra Hipotecaria?

Da mesma forma que ocorre com outras letras, a LH serve para financiar o segmento em específico, nesse caso a área hipotecária do mercado.

Mas o que seria a hipoteca?

A hipoteca é uma modalidade de empréstimo na qual o cliente, ou eventual devedor, deixará o seu imóvel como garantia hipotecando-o, de forma que conseguirá da instituição financeira um determinado valor emprestado.

Portanto, as LH são letras que captam recursos para tal modalidade de empréstimo. Atualmente, a LH não é uma letra tão conhecida ou negociada.

Como existe a LCI, sendo uma letra mais “trabalhada” no mercado, a LH acabou perdendo sua relevância.

Vale lembrar que da mesma forma que a LCI possui garantia do FGC e isenção de IR, a LH também contém essas características ou benefícios.

Os rendimentos atrelados as LH podem variar bastante. Da mesma forma que ocorre com as LCI ou LCA, as LH podem oferecer rendimentos atrelados ao:
DI, CDI.

  • IGPM mais taxa de juro prefixado.
  • IPCA mais taxa de juro prefixado.
  • E inclusive, LH com somente uma taxa de juro prefixada.

Praticamente todos os produtos considerados de renda fixa possuem tais variações na composição de seus rendimentos.

Por fim, os rendimentos das LH são isentos de impostos, assim como ocorre com as LCI que também financiam o mercado imobiliário.

Como investir em Letras Hipotecaria?

Como são bancos e demais instituições financeiras as responsáveis pela emissão de tais letras, é por lá que o interessado deve procurar.

Infelizmente, devido à criação das LCI e a disseminação maior das Letras de Crédito Imobiliário, em comparação direta a LH, essas últimas acabaram sendo deixadas de lado.

Portanto, será muito mais fácil encontrar LCI e LCA do que as LH nas plataformas dos bancos e corretoras. Vale destacar que as Letras Hipotecárias também podem ser encontradas em corretoras de investimento.

De repente, o investidor pode ter a “sorte” de contar uma LH sendo negociada na plataforma de investimento de sua corretora com retorno interessante.

Da mesma forma que acontece com as LCI ou LCA, o valor de investimento mínimo e os vencimentos das letras podem variar de uma para outra e de instituição para instituição.

Tecnicamente, os moldes do produto financeiro (LH) são bem similares aos da LCI e LCA. Mas uma coisa é certa: para conseguir criar mais LH no mercado, as instituições financeiras precisam vender mais hipotecas.

Com a presença das LCI hoje, a pouca procura por hipotecas e até mesmo a (quase) ausência de linhas de crédito das mesmas, a LH acaba se tornando um produto financeiro extremamente difícil de encontrar.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados