Open Nav Logo Mais Retorno

Letra Hipotecária

Letra Hipotecária
5 (100%) 1 voto[s]

O que é Letra Hipotecária?

A LH, ou Letra Hipotecária, funciona como boa parte das outras letras existentes no mercado. A instituição financeira que faz a concessão de crédito via modalidade de hipoteca aos seus clientes, emite esses títulos para conseguir captar os recursos que pretende emprestar.

Ou seja, a instituição financeira faz o produto financeiro para seus clientes e investidores e, com os recursos oriundos das aplicações, ela pode conceder crédito aos interessados.

Vale destacar que comparado ao CDB, LCI e a LCA, a LH é um ativo menos conhecido e menos negociado no mercado.

É bem difícil encontrar corretoras de investimento, por exemplo, oferecendo aos seus clientes LH, em suas plataformas de investimento.


Como funciona uma Letra Hipotecaria?

Da mesma forma que ocorre com outras letras, a LH serve para financiar o segmento em específico, nesse caso a área hipotecária do mercado.

Mas o que seria a hipoteca?

A hipoteca é uma modalidade de empréstimo na qual o cliente, ou eventual devedor, deixará o seu imóvel como garantia hipotecando-o, de forma que conseguirá da instituição financeira um determinado valor emprestado.

Portanto, as LH são letras que captam recursos para tal modalidade de empréstimo. Atualmente, a LH não é uma letra tão conhecida ou negociada.

Como existe a LCI, sendo uma letra mais “trabalhada” no mercado, a LH acabou perdendo sua relevância.

Vale lembrar que da mesma forma que a LCI possui garantia do FGC e isenção de IR, a LH também contém essas características ou benefícios.

Os rendimentos atrelados as LH podem variar bastante. Da mesma forma que ocorre com as LCI ou LCA, as LH podem oferecer rendimentos atrelados ao:
DI, CDI.

  • IGPM mais taxa de juro prefixado.
  • IPCA mais taxa de juro prefixado.
  • E inclusive, LH com somente uma taxa de juro prefixada.

Praticamente todos os produtos considerados de renda fixa possuem tais variações na composição de seus rendimentos.

Por fim, os rendimentos das LH são isentos de impostos, assim como ocorre com as LCI que também financiam o mercado imobiliário.

Como investir em Letras Hipotecaria?

Como são bancos e demais instituições financeiras as responsáveis pela emissão de tais letras, é por lá que o interessado deve procurar.

Infelizmente, devido à criação das LCI e a disseminação maior das Letras de Crédito Imobiliário, em comparação direta a LH, essas últimas acabaram sendo deixadas de lado.

Portanto, será muito mais fácil encontrar LCI e LCA do que as LH nas plataformas dos bancos e corretoras. Vale destacar que as Letras Hipotecárias também podem ser encontradas em corretoras de investimento.

De repente, o investidor pode ter a “sorte” de contar uma LH sendo negociada na plataforma de investimento de sua corretora com retorno interessante.

Da mesma forma que acontece com as LCI ou LCA, o valor de investimento mínimo e os vencimentos das letras podem variar de uma para outra e de instituição para instituição.

Tecnicamente, os moldes do produto financeiro (LH) são bem similares aos da LCI e LCA. Mas uma coisa é certa: para conseguir criar mais LH no mercado, as instituições financeiras precisam vender mais hipotecas.

Com a presença das LCI hoje, a pouca procura por hipotecas e até mesmo a (quase) ausência de linhas de crédito das mesmas, a LH acaba se tornando um produto financeiro extremamente difícil de encontrar.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Letra Hipotecária
5 (100%) 1 voto[s]
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão