Open Nav Logo Mais Retorno

Leilão

O que é leilão

O leilão, também conhecido como hasta, é uma forma de negociar ativos. Ele é adotado em uma variedade de situações, como leilão de ativos de empresas em falência, leilão de bens apreendidos na alfândega, leilão de obras de arte, e até o leilão de ações.

A característica distintiva é que, no leilão, não existe preço fixo. Os interessados na compra de cada bem ou lote de bens apresentam lances, ou seja, ofertas. Aquele que oferece o melhor lance, leva o ativo.


Teoria dos leilões

 

Existe um ramo inteiro da teoria dos jogos voltado a estudar a formatação dos leilões e o comportamento de quem participa deles.

De acordo com a teoria dos leilões, um leilão pode ser classificado:

  • Por sua natureza, entre oferta, demanda, ou duplo;
  • Pela forma de lances, entre aberto ou fechado;
  • Pela forma de determinar o preço de fechamento, entre primeiro ou segundo preço.

Outro ponto em que os leilões podem se diferenciar é no estabelecimento ou não de um preço de reserva. Esse é o valor mínimo ou máximo para a compra do ativo.

Leilão de Oferta, de Demanda ou Duplo

O leilão de oferta é aquele em que vários vendedores oferecem um ativo que o comprador deseja. Nesse caso, o vencedor é o vendedor que oferece o ativo pelo menor lance.

Esse é o método usado em leilões para aquisições públicas como nas licitações. Por exemplo, o governo do Estado precisa comprar carteiras escolares; então, vários fabricantes de carteiras oferecem seus produtos. Aquele que fizer uma oferta com o menor preço, fecha o contrato com o governo.

Enquanto isso, o leilão de demanda é aquele em que vários compradores apresentam demanda por um ativo que o vendedor oferece. Nesse caso, o vencedor é o comprador que apresenta o maior lance.

Esse é o método da maioria dos leilões. Por exemplo, em um leilão de arte, o artista apresenta sua obra e os participantes interessados levantam lances. Aquele que atingir o lance mais alto, leva a peça pelo valor oferecido.

Existe, ainda, o chamado "leilão duplo", em que vários vendedores e compradores fazem seus lances simultaneamente.

Leilão aberto ou fechado

No leilão aberto, existe um processo dinâmico para estabelecer o lance vencedor. Os participantes sabem quais lances estão sendo apresentados e podem tomar decisões com essa informação.

Por outro lado, no leilão fechado, os lances são apresentados em segredo. Assim, um participante não tem a oportunidade de mudar sua estratégia ao ouvir o lance de outro.

Leilão Inglês ou Holandês

Os leilões abertos dividem-se em dois modelos: inglês e holandês.

O leilão inglês é o modelo em que os participantes apresentam seus lances um após o outro, sempre melhorando o lance anterior, até que não haja mais ninguém disposto a dar um novo lance.

Por outro lado, o leilão holandês é o modelo em que o leiloeiro apresenta o valor mais alto possível para o ativo e vai baixando, até que algum participante aceite o lance.

Primeiro preço ou segundo preço

Em um leilão de primeiro preço, o valor pelo qual a compra é fechada é o próprio lance vencedor. Essa é a forma mais conhecida de definir o preço de fechamento.

No entanto, existe um outro modelo: o leilão de segundo preço, em que o vencedor é quem dá o melhor lance, mas o preço de fechamento é o segundo melhor lance.

Leilão de ações

Em alguns casos, as ações entram em leilão durante a sessão. Quando isso acontece, elas saem do pregão e a bolsa de valores fica registrando as ofertas de compra e venda até que todas se encaixem; então, as operações são fechadas.

Esse processo é acionado automaticamente para estabilizar as negociações de ativos cujos preços estão oscilando muito. Ele dura 5 minutos, prorrogáveis por mais 5.

Outra forma de leilão de ações é o leilão de pré-abertura, que é realizado 15 minutos antes da abertura do pregão.

Durante esses minutos, é possível registrar ofertas de compra e venda, o que oferece aos investidores uma oportunidade de testar os preços. No entanto, as operações só são fechadas quando o pregão começa.

Além disso, existe também o leilão de fechamento. Ele é realizado nos 5 minutos finais do pregão.

No leilão de fechamento, são incluídas apenas ações que compõem índices da Bovespa. Sua função principal é deixar registradas as ofertas sem fechar imediatamente, o que colabora para a formação de preço. As ofertas realizadas nesse leilão, via de regra, não podem ser canceladas.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados