Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Key Person

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/04/2019 às 22:32 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é uma key person?

É chamada de key person o profissional que, atuando dentro de uma empresa, exerce funções e exprime qualidades específicas que o tornam vital para o desempenho da organização como um todo e para o seu faturamento.

Em geral, estão concentradas em posições de gerência como: CEOs, diretores financeiros, diretores comerciais, gerentes de vendas, grandes especialistas na atividade-fim e/ou nos setores de apoio, entre outros.

Estima-se que as empresas menores possuam entre dois e três profissionais tidos como key person, enquanto esse número cresce juntamente com o porte da mesma.

Cientes do papel desempenhado por essas pessoas (e do peso que elas exercem sobre o desenvolvimento e sobre os resultados) é que as companhias se preocupam em tomar providências para que uma eventual ausência das mesmas não ameace arruinar toda a organização. Afinal, também são seres humanos, expostos a acidentes, doenças e riscos fatais.

É nesse cenário que surge o key person insurance, um tipo de seguro que promete apoiar as empresas financeiramente em caso de absenteísmo de uma key person.

Quais são as principais características de uma key person?

Existe uma maneira muito simples de explicar o papel de uma key person e ele se encontra justamente no esporte.

Onde você estava em 12 de julho de 1998? Enquanto alguns estavam nascendo (afinal, já faz mais de duas décadas), outras estavam se perguntando o que diabos acontecera com o Ronaldo naquela final de Copa do Mundo contra a França.

Até hoje existem várias teorias conspiratórias elaboradas para explicar a tal convulsão que o jogador teve antes do grande jogo e o fato de, ainda assim, ter sido colocado em campo naquela tarde.

Mas não estamos aqui para discutir aqueles 3x0, muito menos a dificuldade da torcida brasileira de aceitar uma derrota e querer apelar até para a NASA (não sabemos se os responsáveis pela Área 51 também estavam envolvidos).

O mais importante, para entendermos a tal key person, é nos colocarmos no lugar do técnico Zagallo naquele domingo: se o maior craque do seu time (já eleito melhor do mundo) aparecesse disposto a jogar, mesmo depois de uma convulsão desesperadora, você deixaria? Os médicos o liberaram, sim, mas com certeza não é o melhor dos cenários.

Mais certeza ainda é que, se fosse um jogador de menor expressão, muito provavelmente ele não teria passado nem perto do gramado. Mas pesava a importância do Ronaldo no time. Ele era O Craque, a peça chave… Era uma key person!

Talvez você não esteja presidindo o Barcelona ou o Real Madrid, mas se é empresário tem craques na sua equipe também.

São pessoas cujos conhecimentos, habilidades e capacidade de liderar, motivar e tomar decisões as tornam únicas. Vitais para o sucesso da empresa, boa parte do seu crescimento parte da atuação delas. Para a concretização dos objetivos organizacionais atuais, já se conta com a sua vibrante força de trabalho.

Mas assim como aconteceu com o Ronaldo, a sua key person também pode sofrer um acidente ou descobrir uma doença que a afaste das atividades, temporaria ou permanentemente.

E aí, Zagallo, o que é que você faz?

Como as empresas se protegem contra os riscos de se perder uma key person?

Hoje em dia, já começa a se popularizar no mercado corporativo a modalidade de seguro conhecida como “key person insurance”.

Seguradoras especializadas nos seguros de vida oferecem às empresas contratos onde, em caso de afastamento da key person segurada, ocorre o pagamento de um prêmio.

O objetivo desse valor é permitir às empresas um aporte financeiro de segurança durante a busca por um substituto à altura. Ele pode abarcar tanto os custos com um profissional temporário, quanto àqueles relacionados a uma troca efetiva.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados