Open Nav Logo Mais Retorno

Jorge Paulo Lemann

Quem é Jorge Paulo Lemann?

Jorge Paulo Lemann é um economista e empresário brasileiro, co-fundador da 3G Capital (empresa de private equity proprietária de corporações como a AB InBev e a Kraft Heinz) e o segundo homem mais rico do Brasil.

Com uma fortuna avaliada em 22,8 bilhões de dólares, Lemann é conhecido pelas grandes aquisições feitas ao longo de sua carreira, englobando marcas famosas como o Burger King, as Lojas Americanas, a Budweiser e a Heinz.

Ex-tenista profissional, financia atualmente uma instituição ligada à promoção do esporte no Brasil: o Instituto Tênis. Além disso, é integrante de outras iniciativas ligadas ao desenvolvimento da educação nacional: a Fundação Estudar e a Fundação Lemann.


Como Jorge Paulo Lemann ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Jorge Paulo Lemann se formou, em 1961, em Economia pela Universidade Harvard. Ainda no mesmo ano, iniciou a carreira no universo financeiro em um estágio promovido em Genebra pelo banco Credit Suisse.

Antes de dar início à sua jornada empreendedora (motivo maior da sua fama), Lemann atuou em algumas instituições financeiras aqui no Brasil. Entre elas a corretora Libra, onde foi sócio por um curto período de tempo.

Dez anos após a sua formação, em 1971, o economista assumiu então o comando de uma pequena corretora de valores. Dava início, ali, ao que se tornaria um dos mais conhecidos e célebres bancos de investimentos do Brasil: o Banco Garantia.

Nos 27 anos que permaneceu à frente da companhia, deu o pontapé inicial ao que se tornaria a sua marca registrada no empreendedorismo: a aquisição de companhias promissoras.

As Lojas Americanas e a Brahma são alguns exemplos de empresas compradas nesse período. Coincidentemente, ambas resultaram em “braços”: a primeira dando origem à São Carlos Empreendimentos (responsável por gerenciar o seu portfólio imobiliário) e a segunda à Ambev (após a fusão com a Antarctica em 1999).

O Banco Garantia foi vendido ao Credit Suisse um ano antes, em 1998 - note que essa é a mesma companhia onde Lemann fez o seu primeiro estágio em 1961 (sim, quase quatro décadas antes).

No século XXI, Lemann é reconhecido por comandar duas companhias: a GP Investimentos e a 3G Capital. Fundadas em sociedade com Marcel Telles e Beto Sicupira, ambas funcionam como fundos de private equity - ou seja, são especialistas em adquirir participação em companhias de capital fechado e desenvolvê-las para a abertura de capital.

Na extensa lista de organizações adquiridas por elas ao longo das últimas décadas e que hoje compõem o seu portfólio bilionário, pode-se citar:

  • B2W - Shoptime, Submarino…
  • AB InBev - Stella Artois, Budweiser…
  • Restaurant Brands International - Tim Hortons, Burger King, Popeyes…
  • Entre outras.

Quais são as iniciativas Jorge Paulo Lemann atualmente?

Lemann é conhecido por financiar grandes iniciativas filantrópicas. Além das participações em projetos como os da Endeavor (de apoio ao empreendedorismo) e Khan Academy (de ensino online), administra três instituições principais: o Instituto Tênis, a Fundação Estudar e a Fundação Lemann.

O Instituto Tênis, sobre o qual já falamos lá na primeira seção, se dedica a promover o esporte no Brasil, disseminando-o e aprimorando o nível dos atletas do país.

Já a Fundação Lemann pretende melhorar a qualidade da educação pública oferecida por aqui. Para tanto, a ONG investe na formação de professores e em projetos educacionais inovadores.

Por fim, a Fundação Estudar é conhecida por custear bolsas de estudo em cursos de graduação e pós-graduação no exterior, em instituições espalhadas pelos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá (entre outros países).

O foco principal da instituição são os jovens brasileiros com perfil de liderança, com clara capacidade para promover mudanças nesta geração.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados