Open Nav Logo Mais Retorno

Jim Simons

Quem é Jim Simons?

Jim Simons é o apelido pelo qual o matemático James Harris Simons é mais conhecido. Apesar de não ser tão falando no Brasil, ele é visto como um dos maiores investidores do todos os tempos.

A menor exposição às notícias deve-se ao fato dele não ser exatamente um fã da mídia. No entanto, isso não reduz seus méritos incontestáveis conquistados dentro do mercado financeiro os quais, para muitos especialistas, o coloca entre os maiores investidores de todos os tempo.

Atualmente, embora ele tenha oficialmente se aposentado em 2010, segue com função de conselheiro do Renaissance Technologies, uma das empresas com melhores rendimentos da história do mercado financeiro e sobre a qual falaremos mais adiante.


A história de Jim Simons fora do mercado financeiro

Jim Simons nasceu em 25 de abril do ano de 1938, nos Estados Unidos. Sua formação foi na área de matemática, onde iniciou sua carreira como professor que o fez buscar projetos para o segmento como Math for America, programa criado pensando para melhorar a qualidade de ensino da área.

Apesar de já acumular prêmios por suas iniciativas e qualidades profissionais, foi apenas no final da década de 80 que ele ingressou de vez no mercado financeiro após trabalhar para o governo americano.

Além de todos os méritos financeiros, Jim Simons apresenta suas causas filantrópicas como a Fundação Simons.

Jim Simons e o Medallion Fund

Os feitos notáveis de Jim Simons como investidor têm total relação com a Renaissance Technologies, sua empresa detentora de fundos de investimentos. Entre eles está o Medallion Fund, modalidade especializada em mercados como câmbio, derivativoscommodities.

Esse fundo trouxe resultados astronômicos aos seus investidores ao longo da década de 1990, sendo o principal responsável pelo crescimento do grupo Renaissance.

Também se destacou durante a crise financeira de 2008, pois enquanto empresas gigantescas quebravam (como o Banco Lehman Brothers), o seu grupo trouxe mais de dois milhões de dólares de lucratividade. Um resultado assustador para o período mencionado.

O método para investir de Jim Simmons

Não é necessário dizer que é preciso nadar contra a maioria para resultados astronômicos como aqueles apresentados por Jim Simmons e a sua Renaissance Technologies, não é mesmo? Fazendo mais do mesmo, os lucros e prejuízos estariam na média, algo completamente diferente do que a história mostrou — especialmente em 2008, quando ele se consagrou durante o período de crise que abalou a economia.

Para a missão de trazer tantos resultados, ele precisaria contar com mais pessoas na sua equipe. Seria praticamente impossível apresentar lucros tão consistentes sozinho. No entanto, o que chama atenção é que, até onde se sabe, poucos profissionais da empresa são formados em economia ou finanças.

A preferência de Simons sempre foi por pessoas de áreas próximas à matemática, como astrofísicos. Além disso, a maior parte da sua equipe é composta por profissionais com PhD, mostrando a sua preocupação com estudo e conhecimento.

Como funciona o Medallion Fund?

Sua metodologia é um grande segredo para todos de fora das suas empresas. O que se sabe é a utilização de métodos quantitativos, muito provavelmente que começaram a ser desenvolvidos no início da sua carreira enquanto ainda trabalhava como professor de matemática e durante os anos de serviço ao governo nacional.

De maneira sigilosa, o que é fato: o Medallion Fund apresentou resultados impressionantes. A performance média chegou a apresentar ganhos médios próximos a 40% ao ano.

Atualmente, o Medallion Fund não recebe novos investidores. Novos membros são convidados pela empresa que, mesmo com altas taxas administrativas cobradas, sempre está lotado e despertando interesse nos mais diferentes níveis de investidores profissionais.

Com todas essas conquistas, Jim Simons é merecidamente citado entre os maiores personagens do mercado financeiro.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados