Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

IPTU

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/05/2019 às 22:33 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o IPTU?

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (ou ainda Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU) é um tributo brasileiro cobrado daqueles que são proprietários de qualquer tipo de imóvel em área urbana.

É um imposto municipal, o que significa que os municípios se responsabilizam tanto pela sua arrecadação quanto pela destinação do valor arrecadado - que por não estar vinculado a nenhuma área específica, pode ser aplicado em qualquer necessidade financeira da cidade.

A cobrança do IPTU (sobre a qual trataremos mais adiante) é comumente realizada no início de cada ano, concomitante a outros tributos anuais (como o IPVA, por exemplo). O seu pagamento é feito por meio de guia individual, fornecida pelas prefeituras em formato físico e digital.

Mas preste atenção! A base de cálculo do IPTU não é quanto o imóvel vale atualmente no mercado, mas sim o seu valor venal (cujos elementos são diferentes).

De qualquer forma, o IPTU é uma das principais fontes de renda dos municípios brasileiros atualmente, em conjunto com o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (o ISS).

Como funciona o IPTU?

Como você já sabe, o IPTU é um imposto anual - o que significa que continuamente, nos primeiros meses do ano, os donos de imóveis no Brasil são “recepcionados” pela sua cobrança.

Ainda assim, é importante frisar três casos específicos em que o IPTU não é cobrado:

  • Em caso de terreno não aproveitado (ou seja, sem construções): aqui, o tributo adequado é o Imposto Territorial Urbano (o ITU);
  • Em caso de imóvel alugado: a responsabilidade pelo pagamento do tributo nunca é do inquilino e sim do locatário;
  • Em caso de imóvel em área rural: aqui, se cobra o chamado Imposto Territorial Rural (ITR).

No mais, até mesmo aqueles que recém-adquiriram uma propriedade devem ficar alertas. Isso porque, como o IPTU está vinculado ao imóvel e não ao contribuinte, se o bem comprado tiver dívidas tributárias, caberá ao novo dono quitá-las.

Essas regras se aplicam tanto para as pessoas físicas (que possuem casas e apartamentos residenciais, por exemplo) como para pessoas jurídicas (que possuem salas comerciais e outros tipos de edifícios).

Como o IPTU é calculado?

A base de cálculo principal de IPTU (e comum a todos os municípios) é pelo valor venal.

É chamado de valor venal a estimativa realizada pelo poder público sobre o valor de um determinado bem. Quando aplicado aos imóveis, é definido por alguns dos seguintes parâmetros:

Área construída: caso a sua casa tenha 1000m2 de área construída contra um terreno de mais de 5000m2, por exemplo, o primeiro número é o que será mais relevante;

  • Localização: imóveis localizados em regiões privilegiadas da cidade em infraestrutura e comércio, por exemplo, são considerados mais valorizados do que aqueles que se encontram em bairros periféricos;
  • Idade do imóvel: imóveis mais antigos são considerados menos valorizados do que os imóveis mais novos, por conta do conjunto de fatores que podem levar a sua depreciação.

Não cabe entrar em maiores detalhes acerca do valor venal, visto que cada município estabelece critérios próprios para o seu cálculo. Sim, enquanto em uma cidade um imóvel idêntico ao seu pode ter valor venal 1, em outra ele pode ser de 0,5 ou 2.

De qualquer modo, esse valor deve ser discriminado ao contribuinte e disponibilizado nos meios de divulgação municipais.

Para o cálculo do IPTU a ser pago, cada município estabelece uma alíquota que será então aplicada ao valor venal. Ou seja, se o seu imóvel vale 100 mil reais e a alíquota é de 10%, o IPTU a ser arrecadado será de 10 mil reais.

Em geral, o contribuinte tem 2 opções de pagamento: à vista (contando com desconto, em algumas localidades) e à prazo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados