Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

IOT – Internet das Coisas

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/05/2019 às 21:53 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é a internet das coisas?

É chamada de internet das coisas (ou IOT, sigla para “Internet of Things”) ao processo tecnológico que visa interligar objetos físicos à internet, de modo a ampliar as funções da conectividade.

Enquanto por muito tempo acessar a Internet foi visto como o ato de se sentar à frente de um computador e acessar o Facebook, por exemplo, a internet das coisas se debruça sobre o uso da mesma em objetos comuns. O objetivo principal é, portanto, compreender como conectar o mundo físico ao digital pode permitir que aumentamos a sua eficiência e possamos monitorá-los mesmo remotamente.

Se antigamente a chegada de um morador a sua casa, usando frases como “acenda as luzes”, “ligue a televisão” e “feche as cortinas” ao vento (e que, pior, eram executadas por uma espécie de robô onipresente) pareciam por mais futuristas, hoje sabemos que a tecnologia pode (e vai) se tornar um protagonista em nossas ações mais corriqueiras do dia a dia.

Relógios que monitoram os batimentos cardíacos do usuário, geladeiras que avisam quando alimentos acabam ou vencem e postos de combustível que reconhecem o veículo e enviam a cobrança direto para a sua conta já são uma realidade… E tudo graças à evolução da Internet das Coisas.

Como a internet das coisas funciona?

Inicialmente, como já te mostramos, acessar a internet era um processo independente. Havia um limiar claro entre provedores, computadores e dispositivos eletrônicos e o “mundo real” - ou seja, todos os objetos que surgiram ainda antes da revolução tecnológica.

Com o passar do tempo, no entanto, percebe-se que a gama de possibilidades oferecidas pela conexão vai muito além do que se consideravam meios digitais. A humanidade passa a trabalhar (e ainda trabalha) para integrar os objetos antigos e consagrados ao mundo online.

Mas por quê?

Pense bem: quando tratamos do mundo físico, estamos limitados às nossas condições físicas.

Para consultar o que há em minha geladeira, por exemplo, você precisa estar diante dela. Se surgir uma dúvida a caminho do supermercado, por exemplo, deve-se retornar para casa para checá-la ou realizar compras na base do achômetro.

Mas quando tratamos do digital, as nossas barreiras físicas desaparecem. Remotamente, podemos consultar os itens da geladeira ou ainda de toda a despensa.

Garantir que isso seja possível, elaborando produtos que se conectem e sejam acessados mesmo à quilômetros de distância, é o desafio (e a própria solução) da Internet das Coisas.

E isso se aplica a absolutamente tudo à nossa volta. Segundo estimativas, uma única pessoa é cercada por até 5.000 objetos, de forma cotidiana.

Conforme a tecnologia avança, o que se espera é que a grande maioria desses itens esteja conectado à internet, desde as canetas até os carros e as suas roupas.

Para que serve a internet das coisas/Onde é aplicada/por que é importante?

Se engana, contudo, quem restringe a internet das coisas ao uso pessoal dos objetos.

Na verdade, entende-se hoje que os benefícios da IoT se estendem desde uma única pessoa até às grandes indústrias e governos, promovendo vantagens para a sociedade como um todo.

Na agricultura, por exemplo, plantações inteiras já contam com sensores inteligentes capazes de indicar a qualidade do solo e outros elementos para o sucesso das colheitas, como direção do vento e PH das plantas.

No gerenciamento dos recursos naturais, cidades inteiras já se utilizam de sistemas de monitoramento de jardins e demais áreas verdes, por exemplo, que programam irrigação precisa à cada momento do dia.

Por fim, hoje em dia existem hospitais que fornecem aos pacientes internados dispositivos (como relógios e vestes) que enviam aos médicos relatórios atualizados a respeito da saúde de cada um deles.

Esses, é claro, são apenas alguns exemplos de um processo de promete interligar não apenas toda uma geração de pessoas, mas de bens e serviços em geral.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados