Última modificação em 19 de agosto de 2020

O que é Investidor Líder?

Investidor Líder é a pessoa que lidera um grupo de investidores.

Esse termo é usado em dois contextos: um deles é no contexto das atividades de investidores anjos, que investem em startups; o outro, no contexto das atividades de crowdfunding de investimento, que investem em sociedades empresárias de pequeno porte.

Como Investir nos Melhores Fundos

Entendendo o Investidor Líder no contexto do crowdfunding de investimento

Para entender melhor o conceito de investidor líder, antes é necessário falar sobre o que é crowdfunding de investimento e sindicato de investimento participativo.

Colocando de forma breve, o crowdfunding de investimento permite que as empresas captem recursos realizando a oferta pública de valores mobiliários, mas dispensando o registro.

É uma espécie de alternativa à bolsa de valores, onde é possível comprar títulos que garantem a participação futura em sociedades empresariais de pequeno porte. Ou seja, o investidor compra um papel e, se essa empresa tiver lucros no futuro, ele recebe uma parte.

Quem decide investir por meio desse modelo pode atuar individualmente ou se organizar em grupos, os chamados sindicatos de investimento participativo. 

Esse grupo precisa de um investidor líder. Trata-se de alguém que apresenta experiência comprovada na realização de investimentos e recebe autorização para exercer a liderança de um sindicato de investimento participativo. O investidor líder pode ser tanto uma pessoa física quanto jurídica.

Seu papel é reduzir a assimetria de informações entre os membros do sindicato e as empresas emitentes de valores mobiliários nas quais o grupo vai investir. Em outras palavras, ele tem o papel de evitar que os membros errem na tomada de decisão por falta de informações sobre as empresas nas quais eles podem investir.

Dentro do escopo desse papel, cabe ao investidor líder apresentar sua tese pessoal de investimento, isto é, explicar aos demais qual estratégia ele acredita que deve ser usada para investir. Ele deve indicar os motivos que o levam a decidir investir nessa ou naquela empresa. Dessa forma, ele educa e orienta os outros investidores anjos que fazem parte do sindicato.

Justamente para garantir que o investidor líder sirva aos interesses do sindicato, ele deve respeitar algumas regras. 

Em primeiro lugar, não pode ter uma participação anterior na empresa acima de um certo teto, pois isso significaria que ele pode incentivar o sindicato a investir naqueles papeis para beneficiar seus próprios interesses. Além disso, se ele indicar ao sindicato a realização de um certo investimento, também terá que investir um mínimo do seu próprio capital nesse papel.

Entendendo o Investidor Líder no contexto de investidores anjos.

Investidores anjos são pessoas que investem recursos de forma direta em startups, injetando capital no negócio em troca de uma participação no capital social. Eles podem se reunir para fazer esse processo em grupo, o que permite adquirir uma participação maior no negócio, repartindo o custo do investimento.

O investidor líder é alguém que tem entendimento de como funciona a dinâmica de investimentos em startups, que é uma atividade bastante distinta do investimento em ações na bolsa de valores, por exemplo. 

Além disso, é alguém disposto fazer pessoalmente toda a ponte entre as startups e o grupo. Ele vai reunir as informações relevantes, tanto no momento em que está conhecendo o negócio para decidir se tem potencial quanto depois que o investimento já foi feito, e trazer essas informações para os demais investidores do grupo. 

É importante notar que é o investidor líder quem efetivamente ocupa um assento no conselho da empresa, representando o grupo de investidores anjos. Assim, é ele quem tem mais influência direta no dia a dia desse negócio, no qual todos investiram. 

Claramente, o investidor líder tem uma dedicação maior às atividades de investimento do que os demais membros do grupo. Portanto, ele também costuma receber uma compensação pelo papel desempenhado. Essa compensação é uma fatia maior da participação do sindicato na startup. 

Digamos, por exemplo, que um grupo com 10 investidores anjos (sendo um deles o investidor líder) adquire 25% de participação em uma startup. Teoricamente, cada um deles teria, individualmente, 2,5% de participação nesse negócio. 

Porém, o investidor líder pode receber uma fatia maior como compensação pelo seu trabalho adicional. Então, ele pode ficar com 2,95% e todos os demais ficarão com 2,45% de participação no negócio.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Ação Ordinária

O que é ação ordinária? A ação ordinária é uma parcela do capital social de uma companhia que, em suma, oferece o benefício do voto em…

Veja outros termos