Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

INPI

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/12/2020 às 19:40 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é INPI?

INPI é a sigla de Instituto Nacional da Propriedade Industrial, autarquia federal responsável pela proteção da propriedade industrial e por estimular a inovação em prol do desenvolvimento tecnológico e econômico nacional.

Ao abrir uma empresa, os empreendedores precisam observar diversos pontos como a escolha do nome, a criação da identidade visual e a definição de uma estratégia de marketing. No entanto, muitos empresários deixam de registrar a marca, o que garantiria a segurança da empresa.

Segundo a lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial), é o registro que garante a proteção da marca (nome e símbolo) e esse registro deve ser protocolado no INPI. Só é dono quem registra — não basta criar perfis nas redes sociais ou ter um site na internet —,  a empresa deve ter o certificado emitido pelo INPI.

Qual a função do INPI?

No direito da propriedade industrial, a marca é um sinal distintivo e permite obter o monopólio da exploração em território francês por um período de 10 anos, renovável indefinidamente. 

A indicação geográfica é usada para determinar a origem e a qualidade dos produtos. Pode ser usado por todos os produtores cujos produtos são originários do local designado.

A indicação geográfica é usada para determinar a origem e a qualidade dos produtos. Pode ser usado por todos os produtores cujos produtos são originários do local designado.

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial é órgão responsável pelo registro de marcas, desenhos industriais, softwares e aplicativos de smartphone, coordenadas geográficas, averbações de contratos de franquias e concessões de patentes. 

Seguem exemplos do que pode ser registrado como marca : palavras, nome, slogans, números, letras, desenhos, logotipo ou sinal sonoro, desde que possa ser representado graficamente, por exemplo, por uma pauta musical. 

Já a indicação geográfica é usada para determinar a origem e a qualidade dos produtos. Pode ser usado por todos os produtores cujos produtos são originários do local designado.

Esses registros estimulam o crescimento econômico do país ao transformar marcas e produtos intelectuais em diferenciais competitivos, o que estimula o surgimento constante de soluções técnicas inovadoras.

Por que as empresas precisam do Instituto Nacional da Propriedade Industrial?

Pequenas e grandes empresas precisam do INPI para registrar a sua marca e a sua propriedade intelectual. Afinal, o registro da marca é fundamental ao firmar parcerias e garantir o lançamento de produtos inovadores no mercado. 

Para garantir o desenvolvimento econômico do país o INPI opera de maneira ágil e eficiente de modo a proporcionar serviços de qualidade aos usuários. Assim, busca atrair pesquisadores e empreendedores que possam prosperar com o uso de patentes e com a venda de produtos fabricados com exclusividade no país. 

Para registrar marcas ou produtos no INPI é preciso observar a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) e definir a classe da sua marca. 

As diferentes classes reúnem informações sobre produtos e serviços específicos no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Para efetuar o registro é preciso preencher um formulário no site do INPI e comprovar com documentos que a sua empresa é a dona da marca. Ao longo do processo de avaliação, novas declarações podem ser solicitadas para que a patente seja protocolada. 

Todo o processo pode ser acompanhado na Revista da Propriedade Intelectual, publicada semanalmente ou no sistema de busca do site do instituto. Vale observar que esse registro não é vitalício — a validade é de 10 anos. Para continuar usando a marca, a empresa deve renovar o registro para garantir o uso exclusiva da patente em todo o país.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados