Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Infraestrutura

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/12/2019 às 13:44 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Infraestrutura?

A infraestrutura de uma empresa, cidade ou país, é o conjunto de elementos essenciais que sustentam o desenvolvimento de uma instituição ou território. São sistemas e estruturas que permitem que diferentes serviços sejam prestados a consumidores e sociedade.

Em um governo, a infraestrutura tem a proposta de promover o desenvolvimento socioeconômico de uma região. No setor privado, ela permite que uma companhia cresça com equilíbrio e consistência, em que todos os setores tenham os recursos necessários para tal.

Há diversos serviços que compõem a infraestrutura, como energia, logística, telecomunicações e saneamento ambiental. Estes sistemas requerem elevados investimentos, que podem ser feitos pelo próprio governo, por meio particular ou por parcerias público-privadas.

Para que serve a infraestrutura?

 

O termo “infraestrutura de obras públicas” foi adotado pelo Painel de Pesquisa dos Estados Unidos a partir de 1987. Ele se refere a estruturas funcionais de elementos como rodovias, abastecimento de água e telecomunicações ou a um conjunto deles.

A infraestrutura tem como essência o uso de componentes físicos. Por exemplo: para o fornecimento de energia, a prestação de serviço ocorre através da hidrelétrica, as redes de transmissão, os postes e os cabos, que são os meios físicos. E esse sistema inclui o envolvimento de governos e empresas públicas ou privadas para a operação.

Outro caso seria o desenvolvimento da logística em uma região, em que são trabalhados um ou mais modais (terrestre, ferroviário, fluvial, aéreo ou marítimo). Um governo e empresas relacionadas trabalham para que as vias de acesso, manutenção e regulação ofereçam condições para que a logística contribua para a economia regional.

Infraestrutura nas empresas

Dentro das atividades de uma companhia, ela seria sua capacidade instalada, que viabiliza a operação. Aí entram equipamentos, mobiliário, ferramentas e construções, por exemplo.

Essa capacidade instalada tem custos de operação e manutenção. Se ela está em condições precárias ou é usada parcialmente, faz com que os custos reduzam o lucro.

Como funciona a infraestrutura?

As obras e serviços são financiadas pelo poder público, por uma empresa privada ou através das parcerias público-privadas. Quando há a participação de alguma instituição particular, órgãos públicos cuidam da regulamentação, supervisão e fiscalização.

Os governos municipal, estadual e federal possuem seus setores dedicados ao planejamento, onde são tratadas as ações relacionadas à infraestrutura.

A atuação do setor privado nesta área também pode ocorrer quando a empresa tem interesse de expandir suas atividades e desenvolver o mercado, mas precisa que sejam feitas melhorias na infraestrutura utilizada. Ela se compromete a fazer, seguindo as regras e regulação do governo.

Investimento em infraestrutura no mercado financeiro

Por envolver grandes investimentos e obras de longo prazo e contratos de concessão ou prestação de serviço que duram anos, investir em ativos associados à infraestrutura pode ser menos volátil.

Os rendimentos podem ser mais altos se comparados a outros setores, especialmente quando é uma área com grande potencial de melhorias no futuro. Entretanto, problemas na administração interna ou casos de corrupção podem comprometer a estabilidade das empresas.

Ao investir em companhias ligadas a setores da infraestrutura, seja como acionista, cotista de um clube ou de um fundo de investimento, o investidor deve analisar a prospecção da empresa sobre obras e ações para os próximos anos, além de acompanhar as perspectivas do mercado.

Tipos de infraestrutura

Existem quatro eixos principais que concentram os sistemas de infraestrutura. São eles:

  • Logística: envolve a mobilidade através de construção, reparos, reformas de estradas, aeroportos, ferrovias, portos e hidrovias. Seu principal peso para a economia é o transporte de mercadorias, que pode elevar os custos de operação quando vira um gargalo.
  • Saneamento: fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta de lixo são alguns dos serviços, que contribuem para a prevenção de doenças e melhora da qualidade de vida. Por outro lado, quando obras de manutenção estão defasadas, como conserto de vazamentos, geram desperdício de recursos naturais e financeiros.
  • Energia: é o ponto central para a atividade de indústrias, empresas e residências. Os serviços deste sistema incluem a geração de energia elétrica, distribuição e manutenção das redes.
  • Telecomunicações: envolve o consumo de internet e transmissões de comunicação, como rádio, telefone, TV, etc.

Grupos de infraestrutura

Os serviços que compõem os sistemas acima integram alguns grupos:

  • Infraestrutura flexível: são as instituições dos sistemas que basicamente fazem a prestação de atendimento. É o caso de órgãos do governo, sistemas de educação, saúde e de justiça, além de instituições financeiras;
  • Infraestrutura rígida: trata-se dos sistemas físicos para que os serviços sejam prestados, como estradas e os meios relacionados (veículos, plataformas de petróleo e refinarias, etc.);
  • Infraestrutura crítica: são os elementos tidos como essenciais pelo governo, o que pode incluir agricultura, saúde pública e disposição de resíduos, por exemplo.

Infraestrutura verde

Também existe a chamada infraestrutura verde, que pode atuar sobre os demais sistemas, de forma generalizada pela proposta que traz.

De acordo com a Agência Europeia do Ambiente (AEA), ela integra serviços que gerem impactos sociais, ambientais e econômicos mais expressivos quando comparados com a chamada infraestrutura cinzenta.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados