Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Inflação Estrutural

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/10/2020 às 15:37 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Inflação Estrutural?

A inflação estrutural é decorrente da precariedade física dos ambientes onde são produzidos ou até mesmo transportados diversos bens de consumo do nosso país.

Ao falarmos sobre inflação de um modo geral, temos uma ideia objetiva a respeito do aumento de preços que ocorre de tempos em tempos no mercado. Normalmente, essa ideia vem acompanhada de muita negatividade e pouco conhecimento sobre o assunto.

Você já parou para analisar por que a inflação acontece? Num primeiro momento, podemos até pensar que esse processo só nos "empobrece", visto que pagamos mais caro pelos produtos sem que haja um reajuste simultâneo em nossas remunerações, certo?

O que custava R$10 agora custa R$15 e nós continuamos com o mesmo salário ano após ano...

Entretanto, a inflação não acontece com esse objetivo - acredite! A partir do momento em que entendemos o processo, ele se torna uma ação coerente de acordo com a realidade econômica do nosso país.

Você sabia que além da inflação estrutural, existem diversos outros tipos?

Como a Inflação Estrutural funciona?

Conforme falamos anteriormente, esse tipo de inflação tem relação direta com a estrutura física as quais as produções são submetidas. 

Imagine uma fábrica, por exemplo: equipamentos enferrujados ou em mau estado de conservação podem influenciar diretamente na confecção dos bens, estragando-os. Ou então, a precariedade na arquitetura do local pode agregar uma série de riscos e periculosidade para os funcionários.

Esses e outros fatores acabam elevando o custo da produção, visto que a empresa precisará dispor de muito mais dinheiro para efetuar um serviço de qualidade!

A inflação estrutural pode ser aplicada, ainda, sobre as condições de transporte do bem de consumo. Ou seja, caminhões em mau estado de conservação ou estradas demasiadamente esburacadas podem causar um impacto prejudicial ao produto.

Pense numa distribuidora de carnes bovinas: são produtos que demandam de cuidados especiais com relação a temperatura, armazenamento, embalagem, e assim por diante, certo?

Caso o frigorífico não atenda as exigências com relação a estrutura necessária para esses produtos, como câmaras frias funcionando perfeitamente, por exemplo, as carnes poderão sofrer uma alteração sensorial e consequentemente, terem seu preço inflado por restarem poucas unidades boas para consumo.

Ou seja, por conta da má estrutura do local, o produto será vendido mais caro.

E aqui nós entramos naquela questão de "empobrecer" o consumidor. Veja, se as poucas unidades que restaram fossem vendidas a um custo normal, a oferta não supriria a demanda, o que iria causar problemas lá no início da linha de produção.

Em outras palavras, para não permitir que o problema se espalhe por toda a cadeia comercial, a inflação é colocada em jogo. Já ouviu uma frase que diz "é ruim, mas é bom"? Então, é exatamente isso. A gente paga um pouco mais agora, pra não ter que arcar com consequências econômicas maiores ainda! 

Além da Inflação Estrutural, quais são as outras que existem?

Além da inflação estrutural, podemos citar a inflação por demanda e a inflação de custos.

A inflação por demanda acontece exatamente da maneira como o exemplo anterior foi descrito: os preços dos produtos aumentam porque a procura não é equivalente a oferta.

Já a inflação de custos acontece quando a empresa não é capaz de arcar com o preço dos recursos utilizados em sua produção.

Perceba que, de certa forma, todas as inflações se assemelham. A diferença entre cada uma delas está exatamente na distinção do estágio em que cada falha pode acontecer, seja ela estrutural, de demanda ou de custos.

Se olharmos por uma nova perspectiva, veremos que as inflações são dívidas e acontecem justamente para prevenir que toda a cadeira seja negativamente afetada por conta de um único setor!

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados