Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Industrialização

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/01/2020 às 18:51 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Industrialização

Industrialização é o termo usado para designar um processo de transformação da economia de uma região ou país. Nesse processo, a economia que era primariamente baseada na agricultura e pecuária passa a ser baseada na produção de massa de bens manufaturados.

É importante destacar que essa transformação não ocorre abruptamente, mas ao longo de um processo contínuo. Diferentes países estão em diferentes posições dentro desse contínuo, isto é, em diferentes pontos no processo.

Frequentemente utilizamos o termo "desenvolvido" em referência a um país que está mais avançado no contínuo de industrialização. Enquanto isso, utilizamos o termo "emergente" (ou "em desenvolvimento") em referência a um país menos avançado nesse processo.

História da Industrialização

A história da industrialização começa na Europa, no fim do século XVIII e começo do século XIX, com a 1ª Revolução Industrial.

Foi nesse momento que países como a Inglaterra começaram a transicionar de modos de produção artesanais para a produção fabril, mecanizada. A invenção da máquina a vapor, com o uso de carvão como fonte de energia, foi a inovação que possibilitou essa mudança.

Posteriormente, entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, ocorreu a chamada 2ª Revolução Industrial.

Nesse período, Alemanha e EUA juntaram-se a Inglaterra e França no grupo de potências industriais. Entre os aspectos marcantes dessa nova revolução estiveram o uso do petróleo como fonte de energia e o uso do aço na indústria.

Características e efeitos do processo de Industrialização

Enquanto a característica principal da industrialização é a mudança de foco da agropecuária para a manufatura de massa, outras características acompanham esse processo. Entre elas, podemos destacar:

  • Divisão do trabalho e especialização dos trabalhadores;
  • Aumento da produtividade e do consumo;
  • Melhoria do padrão de renda para alguns grupos, algumas atividades;
  • Aprofundamento da desigualdade de renda;
  • Aceleração da migração para zonas urbanas e formação dos grandes centros.

A industrialização ainda traz efeitos sociológicos importantes. Um deles é mudança na estrutura e na dinâmica familiar. Por exemplo:

  • A família nuclear (composta de pai, mãe e filhos) torna-se a norma, enquanto os laços entre a família estendida (avós, tios, primos) enfraquece;
  • Em vez de permanecer em um mesmo lugar por gerações, as famílias tendem a se relocar em busca de lugares onde há maior oferta de empregos;
  • O tempo que as pessoas passam juntas é ditado pelos horários de trabalho nas empresas;
  • O papel dos gêneros se divide entre o homem que trabalha fora e a mulher que permanece em casa para cuidar dos filhos.

Para completar, a industrialização também é acompanhada por movimentos de organização das classes de trabalhadores, formação de sindicatos e lutas por direitos trabalhistas.

Em alguns países, as relações entre empregadores e empregados se desenvolvem de maneira mais liberal, na negociação direta entre as partes. A crítica a esse modelo é que um dos lados, os empregadores, tem mais força do que o outro, o que pode levar a um aprofundamento ainda maior da desigualdade entre as classes.

Em outros países, essas relações são mediadas pelo Estado, com leis que regulam as relações de trabalho. A crítica a esse modelo é que ele engessa as duas partes, impedindo que tais relações sejam organizadas da maneira mais eficiente possível.

Caminhos para a Industrialização

Não existe um único caminho para avançar no processo de industrialização. Países europeus e os EUA utilizaram-se, inicialmente, de políticas mercantilistas e protecionistas para incentivar o crescimento da indústria. No entanto, esses mesmos países adotaram posteriormente políticas liberais e abriram seus mercados para produtos estrangeiros.

Além disso, existem exemplos de países, especialmente na região da Ásia, em que a industrialização é movida não pelas demandas do mercado interno, mas pela exportação.

Até mesmo nações socialistas podem ser industrializadas, adotando, para isso, programas de planificação da economia. É o caso dos planos quinquenais elaborados pela União Soviética, que tinham o objetivo de torná-la autossuficiente, produzindo tudo que precisava.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados