Open Nav Logo Mais Retorno

IHFA – Índice de Hedge Funds Anbima

O que é IHFA?

O IHFA (sigla para Índice de Hedge Funds Anbima) é um índice calculado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (a ANBIMA) com objetivo de apresentar o resultado médio dos hedge funds brasileiros (também conhecidos como Fundos Multimercado).

A sua principal função é medir a evolução desse setor, a partir da criação de uma cesta de fundos multimercados selecionados e do acompanhamento de como a mesma se desenvolve no período em questão.

O desempenho médio dessas aplicações hipotéticas, com suas altas e baixas, é o que indica se o mercado de hedge funds está em um bom momento ou não.

Na prática, seria como se você estivesse pensando em ir morar sozinho, mas decidisse fazer um levantamento dos gastos antes. Para tanto, você faz uma lista de todos os alimentos que consome e vai ao supermercado uma vez por semana, verificar e anotar os preços.

Com o tempo, você não apenas adquire noção de quanto a sua alimentação pesará no seu orçamento, como começa a entender que alguns grupos estão encarecendo, enquanto outros, ficando mais baratos.

Esse conhecimento pode te fazer considerar uma alimentação com base vegetariana, por exemplo, se o preço das carnes estiver subindo.

No caso dos investidores de hedge funds, acontece algo semelhante: as indicações do IHFA (essa lista de compras hipotética do setor) os auxilia a entender onde e quando aplicar.


O que são Hedge Funds?

Aqui no Mais Retorno, já existe um texto completo sobre os hedge funds, que você pode conferir clicando aqui.

Ainda assim, vamos explicar brevemente o seu funcionamento a seguir, para que você possa entender exatamente do que o IHFA trata.

Hedge fund é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido como “fundo de proteção”. No Brasil, é mais comum que seja denominado como fundo multimercado e retrata um tipo de investimento alternativo aos modelos tradicionais de Renda Fixa ou Ações (mesmo no que tange aos demais tipos de fundos de investimentos).

Isso se dá especialmente pela multiplicidade de produtos financeiros que podem ser englobados por um hedge fund, indo desde a renda fixa a variável, e passando por mercados que os fundos tradicionais em geral não são capazes de mesclar em uma mesma carteira.

A depender, inclusive, dessa "mistura", o hedge fund consegue promover mais estabilidade e segurança ao investidor. Isso porque não é obrigado a focar exclusivamente em um tipo de ativo, por vezes arriscado, para respeitar o delimitado no seu estatuto. Dessa forma, o gestor adquire flexibilidade em sua estratégia e o investidor, um novo modelo de diversificação.

Diversificação esta que pode incluir produtos financeiros por vezes não dominados pelo grande público, como é o caso das vendas a descoberto e dos derivativos financeiros.

Como o IHFA é calculado?

Você se lembra que te contamos que a carteira de hedge funds adotada no IHFA é como a sua lista hipotética de compras de supermercado, que te auxilia a planejar esse tipo de gasto?

Bom, para garantir que a sua “lista” represente de maneira diversificada e abrangente o setor, a ANBIMA revisa os produtos que a compõem a cada três meses. Isso significa que existem quatro carteiras diferentes ao longo do ano: a que abrange de janeiro a março, a de abril a junho, a de julho a setembro e, por fim, a de outubro a dezembro.

Para levantar seus números, ao invés de ir ao supermercado como você, a ANBIMA se utiliza de dados disponibilizados pela Comissão de Valores Mobiliários (a CVM), que realiza e repassa esse levantamento quantitativo.

Como método de cálculo, o IHFA adota a chamada metodologia de Laspeyres, segundo a qual os valores das cotas dos hedge funds é dividida pela quantidade hipotética de cotas do período-base.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados