Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Horário de negociação da bolsa (B3)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/09/2019 às 20:33 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o horário de negociação da Bolsa de Valores?

Embora seja amplamente democrática, a Bolsa de Valores tem horários para abrir e fechar as negociações entre os investidores. A isso, dá-se o nome de horário de negociação da Bolsa de Valores.

Cada ativo financeiro apresenta regras diferentes para essa finalidade e é preciso conhecê-las para agir corretamente. No Brasil, o horário de negociação da Bolsa de Valores é definido pela B3, empresa responsável pelo gerenciamento da atividade no nosso país.

Quem é a B3?

A B3 é, conforme mencionamos, a empresa responsável pelas ações de compra e venda dentro da Bolsa de Valores no Brasil. No mundo, está entre as cinco maiores bolsas financeiras. Ela surgiu da união entre a BM&FBovespa com a Cetip, no ano de 2017.

Entre outras funções, por ser a gerenciadora da atividade financeira no Brasil, é a própria B3 que organiza o horário de negociação da Bolsa de Valores em território nacional.

Qual é o horário de negociação da Bolsa de Valores?

Ao contrário do que se imagina por leigos ou iniciantes, não é a qualquer momento que um investidor pode negociar suas ações no mercado financeiro. Cada produto tem seu horário de negociação da Bolsa de Valores e isso é determinado pela própria B3.

Neste tópico, vamos explicar o funcionamento desses horários para o mercado de ações que, afinal, é o produto financeiro ligado diretamente à Bolsa de Valores. Para outros tipos de ativos, você pode consultar diretamente o site da B3, local em que a empresa disponibiliza uma página com as tabelas de horários.

Dentro do mercado de ações, o horário de negociação da Bolsa de Valores é dividido em cinco etapas. São elas:

  • Cancelamento de ofertas
  • Pré-abertura do mercado
  • Negociação
  • Call de fechamento
  • After Market

Vamos entender cada uma delas a partir de agora.

Cancelamento de ofertas

Como o próprio nome já indica, o período de cancelamento de ofertas é destinado para anular qualquer oferta de compra e venda que tenham ficado pendentes de um dia para o outro. Esse processo é simples e ocorre para todos os produtos em quinze minutos, entre 9h30 e 9h45.

Pré-abertura do mercado

Na sequência, chega o momento da pré-abertura de mercado que também apresenta duração de quinze minutos e começa imediatamente após o cancelamento de ofertas. Ou seja, o período é entre 9h45 e 10h00.

Nesse momento, o sistema da B3 irá apenas registrar ordens de compra e venda por parte dos investidores. No entanto, nenhuma delas será realizada de fato até a abertura do mercado financeiro.

Essa é uma etapa importante do dia, pois definirá o preço de abertura da ação de acordo com as ofertas recebidas, ainda que a negociação não seja concretizada durante a pré-abertura.

Negociação

Finalmente, a partir das 10h00, o mercado financeiro é aberto aos investidores. Agora sim, as partes envolvidas podem fazer suas negociações de compra e venda, alterando assim o preço das ações de acordo com as ofertas diárias.

Esse é o horário de negociação da Bolsa de Valores e dura até 16h55, quando a maioria dos mercados fecha. O único mercado que foge à regra é o mercado a termo cujo encerramento acontece apenas às 17h25 e não participa dos outros processos.

Call de fechamento

Após o encerramento do período de negociação, vem o Call de Fechamento que pode encerrar 17h00 ou 17h15, dependendo do mercado escolhido.

After Market

Por fim, ainda há o After Market, um período que permite aos investidores que não tiveram tempo de usar o horário normal a negociar ativos com algumas restrições. Além disso, apenas dois mercados são habilitados: à vista e fracionário.

Esse período dura 35 minutos e divide-se em duas etapas. Primeiro, o cancelamento de ofertas entre 17h25 e 17h30. Depois, o período de negociação em si que dura outros 30 minutos, encerrando oficialmente as atividades às 18h00.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados