Última modificação em 20 de outubro de 2020

O que é holarquia?

A holarquia é uma forma de organização que é feita por meio da conexão entre hólons, onde cada um deles é parte de um todo. O termo aparece pela primeira vez no livro “The Ghost In The Machine”, de Arthur Koestler no ano de 1967. Comumente referida como uma forma de hierarquia, é possível dizer que os dois sistemas são antagonistas. Enquanto a hierarquia tem topo e base absolutos, isso não é possível em um hólon, já que ele é ao mesmo tempo um todo e uma parte dele.

Em um sistema de holarquia, a premissa é que ele seja igualitário. Isso quer dizer que, na maioria dos holárquios naturais, os membros individuais são iguais — ou quase iguais — em suas propriedades e funções. Em alguns deles, os membros estão bem mais conectados a outros membros e essas conexões mais “avançadas” podem gerar propriedades ainda mais aprimoradas.

Em um contexto corporativo, é possível definir uma holarquia como um sistema de governança em que cada membro de uma empresa ou de uma equipe formam times distintos, autônomos, mas que são simbióticos. Isso significa que mesmo com tarefas diferentes, o objetivo é somente um: atingir todas as metas como um todo. A estrutura organizacional é plana, onde cada colaborador tem uma voz igual e, de forma simultânea, respondem à direção da autoridade compartilhada.

O que é um hólon e qual sua relação com a holarquia?

Os hólons são unidades autossuficientes que têm um certo grau de independência e podem lidar com algumas contingências sem precisar perguntar as autoridades superiores para obter as instruções corretas. Ou seja, de forma bem simples, eles, por si só, são autônomos de certa forma. Esses hólons também estão sujeitos a controle de uma ou mais dessas autoridades de forma simultânea.

A primeira propriedade desse sistema garante que os hólons são capazes de resistir a certas perturbações. Já a última dessas propriedades evidencia que eles são formas intermediárias, o que significa que somente proporcionam um contexto para a funcionalidade adequada de um todo — que é sempre maior que eles.

A relação entre eles e a holarquia é que essa última é formada por uma hierarquia de hólons de auto regulação que funcionam:

O que é holarquia aberta?

Embora o sistema de holarquia tenha um grande potencial de criar variações holárquicas infinitas e instantâneas, elas são reduzidas em sua natureza de forma severa. Nele, o todo pode não ser realmente uma soma de suas partes, já que, no mundo real, os holárquicos sociais estão em constante movimento, abertos e são auto organizados.

Esses sistemas sociais bastante complexos se comportam, então, como um organismo vivo em constante mutação, reprodução, manutenção própria e evolução. Por outro lado, possuem características integrais, o que os torna entidades subordinadas à manutenção da estrutura do todo da qual fazem parte. As tendências holônicas, portanto, são responsáveis pela estabilidade desses sistemas.

Quais são as diferenças entre holarquia e hierarquia?

Uma das maiores diferenças entre holarquia e hierarquia é que, enquanto a primeira tem uma natureza mais igualitária, a segunda, para muitas pessoas, pode evocar um sistema mais rígido de funções, como é possível notar em instituições religiosas, governamentais ou mesmo nas Forças Armadas.

Uma hierarquia consiste em indivíduos em estágios progressivamente mais elevados dentro de uma estrutura social específica. Já as holarquias, nestes casos, são um exemplo das próprias estruturas sociais em si. A hierarquia, geralmente, tem o formato de pirâmide, em que o número de membros vai diminuindo progressivamente nos estágios mais superiores.

A holarquia, por sua vez, quanto mais elevada é mais inclusiva. Nela, os estágios superiores também contêm estágios inferiores, o que as torna, necessariamente, maiores. As interações dentro dela são bidirecionais, onde os hólons — independentemente de serem inferiores ou superiores — influenciam uns aos outros diretamente.

Termo do dia

Mediana

O que é Mediana? A mediana é uma espécie de recurso utilizado na contabilidade de dados estatísticos, caracterizado pelo número central em um rol. Ou seja, a…