Open Nav Logo Mais Retorno

Hedge Funds

O que é Hedge Funds?

Você pode ir se acostumando, no mundo dos investimentos e das finanças existem vários nomes e palavras em inglês (sendo que todos são amplamente utilizados).

O Hedge Fund poderia ser traduzido (literal) para fundo de proteção. Mas no Brasil não temos fundos com esse nome em específico, ao invés disso, temos os fundos multimercado.


Como funciona os Hedge Funds?

Os Hedge Fundos ou os fundos multimercado funcionam como um grande condomínio. As pessoas que vive nesse condomínio pagam uma espécie de taxa mensal, para conseguir manter as coisas funcionando e limpas, sendo que todos acabam se beneficiando de várias coisas.

Os fundos de investimentos são assim. Existe um administrador, gestor, auditoria externa e os investidores (nós).

Os investidores funcionam como os residentes do condomínio, sendo que as demais pessoas envolvidas acabam administrando o local.

No caso dos Hedge funds, o administrador e gestor fazem de tudo para proteger o capital investido pelos cotistas do fundo.

Além de proteger o capital, esses fundos ainda trabalham para remunerar esses recursos aplicados, dando rendimento ao dinheiro do cotista.

Diferente de outros fundos, os Hedge funds acabam se utilizando de todos os ativos disponíveis no mercado para conseguir alcançar os objetivos.

Em grande parte, o objetivo de um fundo assim, é bater o rendimento médio do mercado, oferecendo proteção aos seus cotistas.

Para que serve Hedge Funds?

Os Hedge funds servem para oferece proteção ao investidor. Mas acima disso, os Hedge Funds tem como premissa facilitar a vida do investidor.

Ao invés de estudar vários ativos, e procurar pelos melhores investimentos, você pode investir em um Hedge fund e assim, “terceirizar” essa tarefa para profissionais capacitados do mercado.

Em troca desse “serviço” os Hedge funds acabam cobrando de seus cotistas a taxa administrativa. Além dessa taxa, pode haver ainda, a taxa de performance.

A taxa administrativa é uma despesa que vai acontecer sempre. Dentro dessa taxa o administrador do Hedge fund cobra os custos envolvendo as operações do mesmo, além da remuneração para os integrantes e demais profissionais que fazem parte do fundo e trabalham para o mesmo.

Tipos de Hedge fund

Dentro do mercado financeiro existem diversos tipos de Hedge funds. Você pode escolher por Hedge funds mais conservadores e aqueles mais arrojados.

Os mais conservadores vão focar em ativos menos voláteis e com maior previsibilidade de rentabilidade. Geralmente, esses ativos são classificados como renda fixa.

Para aqueles que gostariam de se beneficiar de ganhos maiores e até, mais rápidos, os Hedge funds arrojados podem oferecer tal condição.

Mas, por serem mais arrojados, esses Hedge funds podem acabar gerando prejuízos aos seus cotistas, por isso tome bastante cuidado!

Hedge funds arrojados podem trabalhar com ativos de renda variável, além de alavancagem e derivativos, investimentos extremamente complexos.

Onde investir em Hedge funds?

Desde bancos até instituições financeiras menores possuem Hedge funds. Você poderá encontrar no Brasil os fundos multimercado (como já mencionei no início do artigo).

Esses fundos multimercado funcionam de forma bem similar aos Hedge funds do exterior (mais precisamente dos Estados Unidos).

Instituições como as corretoras independentes possuem “shoppings financeiros” onde os clientes podem encontrar vários fundos multimercados, dos mais variados.

Aí basta analisar os dados referentes aos fundos, e escolher aquele que se encaixa melhor em seu perfil!

Porque Hedge Funds?

A praticidade oferecida por esse forma de investimento é uma dos principais motivos que vários investidores acabam encontrando ao investir em Hedge funds.

Esses Hedge funds, no longo prazo, podem acabar oferecendo rentabilidade bem interessante (em comparação com outras formas de investimento).

Para aqueles que não gostariam de “perder tempo” estudando os ativos existentes no mercado, e assim, preferem delegar a estratégia de investimento para profissionais, os Hedge funds podem ser uma alternativa bem interessante.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados