Open Nav Logo Mais Retorno

Gross up

O que é Gross Up?

O Gross Up é uma forma de trabalhar investimentos de modo a embutir impostos em um investimento que, inicialmente, é isento deles. Isso acontece muito em títulos de renda fixa, pois essa é a modalidade que costuma apresentar oportunidades sem tributação.

O processo se dá pela inclusão de um valor fictício de imposto que será somado ao valor bruto do investimento. Essa soma resulta em um valor bruto também fictício, mas em versão tributável.

Pode parecer um pouco confuso em um primeiro momento, mas a ideia dessa adição de imposto é nivelar investimentos isentos com outros que sejam tributáveis. Assim, fica mais fácil compará-los e tomar uma decisão sobre em qual das opções é melhor colocar capital.


Como calcular o Gross Up?

O cálculo do Gross Up pode ser encontrado de diferentes maneiras. Vamos mostrar a seguir duas delas, uma simplificada e outra mais precisa.

Cálculo simples

Um método muito utilizado é dividir a taxa do ativo analisado (que pode ser qualquer um isento de impostos) pela diferença de 100% pelo Imposto de Renda. Essa fórmula simplificada seria:

Para que você entenda a prática da divisão, suponha que o Imposto de Renda seja de 15%. Nesse caso, a taxa do ativo seria dividida por 85% (100%-15%). Você pode encontrar cálculos que usem o percentual de maneira decimal também (1-0,15). O resultado final segue o mesmo.

Lembrando que esse método entrega o valor do Gross Up.

Supondo que o ativo em análise apresente uma rentabilidade de 95% do CDI líquido de IR, por exemplo, a taxa corrigida com a simulação de impostos ficaria em 111,76% do CDI. Com essa taxa em mãos, é possível ainda multiplicar o investimento inicial para simular um valor bruto e compará-lo a outro ativo que sofra incidência dos tributos.

Cálculo completo

Outra forma de calcular, essa com resultados mais precisos, é usar da seguinte fórmula:

Onde:

  • VF = Valor Final
  • VI = Valor Inicial
  • IR = Taxa do Imposto de Renda

O resultado será ligeiramente diferente pelo uso dos montantes iniciais e finais do investimento. Nesse caso, o valor encontrado com o Gross Up também dependerá das taxas de rentabilidade aplicadas.

Essa é a maneira mais recomendada para o longo prazo, pois a versão simplificada não abrange o cálculo completo e, desta forma, pode apresentar resultados muito diferentes para maiores períodos de análise.

O que o Gross Up informa ao investidor?

O uso de Gross Up, como já vimos, é uma metodologia empregada para nivelar investimentos isentos de Imposto de Renda com outros que apresentem essa cobrança. Portanto, essa já é uma informação relevante para quem quer encontrar onde colocar o dinheiro.

O que acontece é que, em muitas vezes, a rentabilidade de ativos tributáveis pagam taxas do CDI acima dos isentos. No entanto, também acontece dos resultados após a aplicação do imposto ficarem piores já que esse é um fator que reduz o lucro do investimento. Nesses casos, mesmo com menor taxa em relação ao CDI, a renda fixa pode acabar mais atrativa.

Outro uso comum de Gross Up é na análise de uma carteira. Ele permite o nivelamento dos investimentos e, assim, trazer uma base comparativa mais interessante para os resultados apresentados por uma composição de diferentes ativos financeiros.

Se você está em dúvidas entre ativos que cobrem e não cobrem impostos, usar dessa metodologia é uma boa forma de equilibrar os cenários e tomar a sua decisão.

Limitações do cálculo de Gross Up

O cálculo de Gross Up ajuda bastante na compreensão de investimentos com diferenças de tributação, mas não significa que seja uma verdade absoluta entre profissionais do mercado financeiro.

Se ele ajuda a entender a rentabilidade de um ativo isento de Imposto de Renda quando comparado a outro que apresenta tributação por meio da simulação de aplicação de imposto, também é fato que os resultados não são precisos e 100% confiáveis.

Como vimos, a fórmula simplificada pode apresentar uma distorção em relação ao cálculo completo. Por isso, o Gross Up deve ser avaliado sempre em conjunto com outras ferramentas — e não de maneira isolada ou definitiva.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados