Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Good Leaver

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/07/2019 às 20:40 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Good Leaver

Good Leaver e Bad Leaver é uma cláusula do acordo de acionistas que trata sobre a cessão ou resgate de direitos societários, juntamente com um mecanismo de recompensa ou sanção, no caso da saída de um acionista considerado peça-chave para a gestão da empresa.

Em resumo, a cláusula define o que será feito com as ações do acionista (como e a quem serão transferidas), de acordo com o motivo da saída e com o objetivo de resguardar os negócios da empresa.

 

 

O acordo de acionistas

 

Qualquer empresa de capital aberto precisa ter os papéis internos bem definidos, especialmente se contar com acionistas fundadores, empregados e investidores. Para isso, é preciso pensar em instrumentos sistêmicos que tornem todos comprometidos com a sobrevivência e prosperidade do negócio.

O acordo de acionistas é um contrato que visa regular o exercício de tomada de decisão dentro da empresa, a compra e venda de suas ações e preferências para adquiri-las. O acordo trata de assuntos processuais, governança corporativa e provisões para a resolução de eventuais conflitos, inclusive a saída de um acionista-chave.

Quando um acionista é considerado Good Leaver

O termo Good Leaver é utilizado quando o acionista cumpre todas as cláusulas dentro do acordo de acionistas. Apesar de ser um contrato redigido e criado pelas próprias empresas, alguns pontos são permanentes em praticamente todos os acordos de investimento, como:

  • Desligamento do cargo de um diretor ou funcionário da empresa;
  • Saída por doença, lesão ou falecimento;
  • Mentalmente incapaz;
  • Aposentadoria;
  • Se o acionista for uma empresa, um pedido é feito para que a empresa seja cancelada ou encerrada.

Mesmo no caso de saídas involuntárias, quando o investidor não optou voluntariamente por sair,  é normal que aconteça um acordo entre as partes para que seja cumprido um período pré-estabelecido para a transferência ou retirada dos fundos do investimento.

Quando um acionista é considerado Bad Leaver

No caso do Bad Leaver, o investidor tem sua saída e retirada de fundos quebrando regras do acordo de acionistas. Algumas delas incluem:

  • Atuar de forma consciente prejudicando a reputação e a sustentabilidade da empresa;
  • Não cumprimento do prazo mínimo estabelecido;
  • Não cumprimento dos deveres acordados;
  • Mau comportamento;
  • Fraude.

Um investidor que retira seus fundos e é classificado como Bad Leaver, por exemplo, pode ter seu valor de venda menor que um classificado como Good Leaver, de acordo com a fórmula definida para calcular o preço de compra dessas ações.

Como acontece o pagamento de ações

Na saída de um investidor, o conselho da diretoria se junta para votar pela classificação do processo, visando sempre o melhor para a empresa e seus rendimentos. Dessa forma, além de incentivar o bom comportamento e a boa prática do investimento, a empresa protege suas ações e a política de boa vizinhança aplicada com seus investidores.

É usual que os contratos tenham termos de valores de retirada para investidores qualificados negativamente. Se classificado como Bad Leaver, o valor das ações pode ser reduzido na compra de volta pela empresa e acerto com o acionista.

O acionista que aciona a justiça para a revisão do encerramento do contrato pode encontrar situações em que o pagamento se deu com o mesmo valor de compra das ações.

Em outros casos, os juízes podem considerar o valor de punição muito alto pela quebra de cláusula no contrato e decidir por uma quantia diferente. É possível também que, em casos de concordata e falência ou acordo entre empresa e grupo de investidores, a decisão se dê a favor da empresa no valor de compra das ações.

 

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados