Open Nav Logo Mais Retorno

Giro de Estoque

O que Giro de Estoque?

O Giro de Estoque é um indicador utilizado para determinar quantas vezes dentro de um espaço de tempo o estoque de uma empresa se renovou, ou “girou”.

O indicador não leva em consideração o tipo de estoque ou qualquer outra característica. O giro de estoque é uma métrica que pode ser utilizada em qualquer tipo de estoque, dentro de qualquer período.

De forma simples e objetiva, o giro de estoque funciona assim: se o valor do giro é igual a 2 dentro de um mês, podemos dizer que todo o estoque da firma foi renovado duas vezes em um mesmo mês.

Essa análise ainda pode ser feita com diferentes itens do estoque de forma analítica, para determinar a renovação de cada item, por exemplo.


Para o que serve o Giro de Estoque?

O giro de estoque é bastante utilizado pela área de controladoria das empresas, mais especificamente do setor de almoxarifado ou da área de inventário.

De acordo com os dados ou da forma de leitura, o giro de estoque pode ser moldado conforme a necessidade do usuário.

É possível desenvolver os cálculos analisando um período de 1 dia, 2 semanas, 3 meses ou até anos.

Portanto o giro de estoque pode ser considerado um indicador muito fácil de ser manuseado.

Através do giro de estoque, o responsável pela área do almoxarifado, inventário, ou até mesmo o gestor da empresa podem realizar diferentes tomadas de decisão.

Querendo ou não, por meio do giro de estoque, o gestor consegue ter um panorama da “saúde” do inventário da empresa.

Sendo assim, é possível determinar quando será necessário iniciar as compras das matérias primas ou quando será preciso iniciar a produção de um determinado produto para compensar as saídas do mesmo.

Esse tipo de análise pode reduzir custos, despesas e agilizar processos. Tudo isso pode trazer impactos benéficos no valor do preço final dos produtos.

Em caso de aumento da margem, a empresa poderia inclusive reduzir o seu preço, se mantendo mais competitiva no mercado e mais atraente aos consumidores.

Como calcular o Giro de Estoque?

Para calcular o giro de estoque, você vai precisar dos valores referentes a quantidade de vendas de mercadoria e o volume médio armazenado.

Mas antes de levantar os valores, é preciso definir o período que será analisado. Então você deve verificar se o cálculo vai levar em consideração, um mês, uma semana ou qualquer que seja o período da análise.

Segue um breve exemplo: Uma empresa registra dentro de um ano a venda de 1.000 produtos. Considerando que o estoque médio da firma, aquele volume de estoque que fica permanente dentro do inventário, é de aproximadamente 200 produtos.

Então, o cálculo ficaria assim;

Giro de Estoque = 1.000/200
Giro de Estoque = 5

Dentro do período de um ano, o estoque da empresa se renova ao menos 5 vezes. Com esse resultado, o setor de compras já poderia se antever com relação ao giro de estoque e verificar as melhores datas ou períodos para renovar a compra dos estoques.

Em caso de uma indústria, por exemplo, além das compras é provável que a produção também tenha que ser integrada nessa logística a fim de agilizar ainda mais o processo de construção dos produtos.

Às vezes as empresas acabam não vendendo mais por falta de estoque em certas datas do ano.

Esse tipo de análise pode ser feita pela parte comercial da firma e, posteriormente, pode ser analisada em conjunto com a área de estoque e inventário.

De repente o aumento do estoque médio de matéria-prima pode dar mais gás à produção em determinados momentos do ano.

Para conseguir enxergar isso com mais precisão, o usuário teria que realizar o cálculo de giro de estoque observando outros períodos como a cada trimestre ou até mensal, para descobrir quando o estoque se renova mais rápido.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados