Open Nav

Geração Y

O que é a Geração Y?

Geração Y é o nome dada a uma faixa geracional específica, composta por pessoas nascidas entre o início dos anos 1980 e meados dos anos 1990. Elas são assim conhecidas por compartilharem um conjunto de experiências típicas de quem nasceu e cresceu neste período, o que não as obriga a concordar com absolutamente todas as características apontadas como sendo comuns à Geração Y.

Na análise das gerações, a Geração Y é aquela que sucede a Geração X e antecede a Geração Z. Entre alguns dos eventos históricos, culturais e sociais que eles partilharam estão: 

  • A popularização do acesso à internet, como um novo meio de comunicação em massa;
  • A globalização;
  • A popularização dos telefones celulares, em versões cada vez menores;
  • O desenvolvimento dos alimentos transgênicos a nível comercial;
  • A intensificação dos debates sobre o aquecimento global;
  • A maior liberdade sexual;
  • A queda do Muro de Berlim;
  • O fim da União Soviética;
  • A epidemia do HIV;
  • O fim do Apartheid;
  • Os avanços científicos, em campos como a clonagem (como a da ovelha Dolly), genética (como no Projeto Genoma) e exploração espacial;
  • Redemocratização, Plano Collor e Plano Real, no Brasil;
  • Entre outros.

Por conta desses eventos, a Geração Y é vista como uma geração mais socialmente consciente e exigente do que as anteriores. Por crescer em um ambiente de transformações sociais, logo após a Segunda Onda do Feminismo e a luta pelos direitos civis de várias minorias promovidas nas décadas de 1960 e 1970, essa geração se familiarizou com conceitos como igualdade e democracia.

Além disso, aqueles que a integram puderam estudar mais e ingressar no mercado de trabalho mais tarde, o que representa um grau de instrução também maior estatisticamente.  Conexão, acesso à informação e colaboração representam atributos bastante valorizados inclusive no ambiente de trabalho, o que justifica o crescente interesse das empresas no chamado "cliente interno" e na forma como ele consomem a sua (e outras!) marcas.

Falando em consumo, é de suma importância que entendamos como a geração Y impacta hoje a economia. Afinal de contas, ela se tornará já na próxima década a parcela mais produtiva da força de trabalho que temos. E é justamente para tratar dessa questão que preparamos o tópico a seguir. Vamos lá?!


Qual é o impacto da Geração Y sobre o consumo e a publicidade?

Ainda que pesquisas indiquem que os salários das pessoas da geração Y são menores, quando comparados aos de pessoas de gerações anteriores no mesmo cargo, eles estão prestes a se tornar maioria no mercado de trabalho. Isto é, sua força de trabalho será a predominante no mercado, sendo que até 2030 o número de assalariados devem chegar a 70%.

Consequentemente, eles passarão a concentrar a renda das famílias, que durante muito tempo esteve sobre o poder da geração X. Muitas empresas já perceberam isso, redirecionando a sua estratégia de marketing e apresentando, inclusive, uma maioria de consumidores da geração Y específicamente.

Pesquisas indicam que esses clientes têm enorme interesse na conveniência (comprando mais em lojas do tipo), no consumo consciente e no instantâneo. Justamente pelo forte relacionamento com a tecnologia, eles se acostumaram à velocidade dela - tudo em uma questão de segundos. 

O mesmo se refere à fidelidade às marcas, que tende a ser percentualmente menor do que nas gerações que os precederam.

Contudo, é importante não generalizar e entender as demais características que afetam o consumidor. Questões de contexto, como a classe econômica ao qual aquela pessoa pertence, podem diferenciá-la de seus "colegas de geração". Assim, as empresas precisam tomar cuidado para que o tiro não saia pela culatra e o seu real público-alvo não seja totalmente impactado por sua mensagem, simplesmente porque sua individualidade não foi respeitada. Mesmo geração, sim. Clones? Não.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados