Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

GARP – Growth At a Reasonable Price

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/03/2020 às 16:48 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que significa Growth At a Reasonable Price?

Growth At a Reasonable Price, termo também conhecido pela sua abreviação GARP, é uma das estratégias de investimentos que existem dentro da Bolsa de Valores na tentativa de obter lucro com as ações adquiridas. Ela foi popularizada por Peter Lynch.

Aqui, o objetivo é mesclar duas formas diferentes de avaliar empresas no mercado financeiro, buscando tanto empresas que apresentem algum valor intrínseco (estejam descontadas no seu preço), como também negócios com bom potencial de crescimento. Explicaremos ambos na sequência para que você entenda o raciocínio.

Em português, o nome da estratégia pode ser traduzido para algo como "crescimento a um preço razoável", nomenclatura que mescla justamente os dois conceitos que compõem a metodologia GARP.

Investimento em valor x investimento em crescimento

Existem, em resumo, duas formas principais de abordar a Bolsa de Valores. A primeira delas é a estratégia que visa encontrar valor intrínseco nas ações (Value Investing). Ela é utilizada por investidores de longo prazo e possui grandes nomes entre seus adeptos, como o lendário Warren Buffett.

Neste caso, o objetivo principal é encontrar boas empresas, com bons fundamentos e uma perspectiva positiva no longo prazo, mas que estejam sendo negociadas a um valor abaixo do justo para aquele momento.

Já o objetivo de crescimento em valor busca empresas com alto potencial de crescimento. Ou seja, negócios pelos quais você comprará hoje a um determinado preço e, após a evolução da empresa, possa vender as suas ações por um preço muito maior, lucrando com a variação entre compra e venda.

Pelo perfil da estratégia, embora não seja necessariamente uma regra, investir em valor foca em empresas consolidadas, enquanto que o investimento em crescimento foca em negócios ainda em desenvolvimento.

Como funciona a estratégia GARP?

Pensando na metodologia de investimentos Growth At a Reasonable Price, o que nós temos é uma mescla dos dois conceitos que acabamos de apresentar. Ou seja, a estratégia consiste em encontrar companhias com crescimento acima da média do mercado, mas sem pagar muito caro pelas ações.

Ao contrário da versão clássica do investimento em crescimento, os adeptos do GARP não buscam empresas com taxas de crescimento absurdamente altas, justamente pelo risco embutido na operação. A ideia é que essas empresas apresentem sim um crescimento acima da média, mas que também já possuam alguma consolidação.

Para isso, algumas métricas são importantes. Uma delas, bem tradicional, é o uso do indicador de P/L (Preço/Lucro). O foco é encontrar companhias com bom potencial de crescimento, mas negociadas a um P/L relativamente justo — originando, inclusive, o nome da estratégia ("preços razoáveis").

O conceito por trás desse pensamento é de que empresas com baixo índice de P/L cresçam mais lentamente do que outras com altos índices de P/L. Isso porque, segundo pensam seus adeptos, a tendência é que os valores gerados retornem à média no longo prazo e, portanto, os lucros de empresas com alto crescimento tendem a cair, enquanto que negócios com menor crescimento tendem a aumentar seus resultados.

Growth At a Reasonable Price e o Índice PEG

Outro indicador muito utilizado para a estratégia de Growth At a Reasonable Price é o Índice PEG, uma relação direta entre os preços das ações e o crescimento dos seus ganhos.

O ideal é que o resultado do Índice PEG seja menor do que 1, o que indique que a relação P/L está alinhada com o seu potencial de crescimento nos lucros gerados. No entanto, se o indicador de uma companhia estiver abaixo do mercado como um todo, esse já pode ser encarado como um sinal positivo.

Se, por exemplo, você tem um negócio apresentando uma relação P/L de 22,5 e uma taxa de crescimento esperada de 8,2%, isso significa que o PEG desse negócio seria de 2,74 (22,5/8,2), mostrando que essa empresa talvez esteja supervalorizada.

Limitações do modelo GARP

Como toda metodologia, a estratégia Growth At a Reasonable Price também possui suas limitações. E uma delas está justamente no seu principal indicador: o índice PEG.

O principal problema é que não há a inclusão sobre incertezas em relação ao crescimento do negócio que, afinal, sempre estará exposto a alguns riscos. Além disso, como acontece em outras formas de calcular o preço justo de uma companhia, empresas descontadas podem também conter algum tipo de problema, não significando necessariamente que esse seja um bom investimento.

Ou seja, uma empresa pode estar mais barata do que outras não porque está com um "preço razoável", algo que permitiria a compra no modelo GARP, mas sim porque os níveis de risco daquele negócio estão elevados.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados