Open Nav Logo Mais Retorno

Fundo Fechado

O que é um Fundo Fechado?

Os Fundos Fechados são uma modalidade de fundos que permite movimentações de aporte apenas na sua constituição e resgate ao término do prazo de duração do fundo. Ou seja, a entrada e saída de cotistas não é permitida antes do seu vencimento.

Dessa forma, também não são permitidos novos investimentos, tampouco resgates ao longo da vigência desses fundos.

A ampliação da participação dos cotistas é permitida apenas em novas rodadas de investimento, a critério do gestor. Os resgates antecipados, por outro lado, só são permitidos com o encerramento do fundo ou com a venda das cotas para outro investidor (como uma espécie de mercado secundário).


O que é um Fundo de Investimento Aberto?

 

Os Fundos Abertos, são aqueles em que os cotistas podem solicitar o resgate de suas cotas a qualquer momento. O funcionamento desses fundos permite a qualquer tempo:

  • Entrada e saída de cotistas;
  • Aumento da participação de cotistas participantes;
  • Resgate de cotas.

Embora essas sejam as condições normais dos Fundos Abertos, elas não são imutáveis.

Apesar de raro, o administrador de um Fundo Aberto pode declarar o fechamento do fundo para a realização de resgates, em casos específicos de liquidez dos ativos financeiros componentes da carteira.

Por outro lado, é muito comum que, quando alguns fundos abertos se tornam grandes demais, os gestores decidam fechar a possibilidade de novos aportes para não prejudicar sua estratégia de gestão.

Diferenças entre Fundo Aberto e Fundo Fechado

Além das características referentes às aplicações e aos resgates, os Fundos Fechados possuem outras peculiaridades em relação aos Fundos Abertos. Dois outros aspectos precisam ser considerados nesta comparação:

  • Tributação;
  • Liquidez.

Tributação dos Fundos Abertos

Junto com a liberdade de movimentação financeira nos fundos abertos está a maior carga tributária. Neste tipo de fundo o Imposto de Renda incide semestralmente (em maio e novembro). Trata-se do tão falado "come-cotas".

Como o pagamento é feito por antecipação, o retorno dos investimentos é prejudicado a longo prazo. Afinal, não há incidência de juros compostos nos valores previamente retirados para IR.

Além do come-cotas, há incidência da tributação pelo resgate de aplicações financeiras. Trata-se da tabela regressiva de IR, cujas alíquotas seguem a regressão apresentada abaixo:

Tempo de AplicaçãoAlíquota
Até 6 meses22,50%
de 6 meses a 1 ano20%
de 1 anos a 2 anos17,50%
mais de 2 anos15,00%

 

Liquidez dos Fundos Abertos

A liquidez dos fundos abertos é frequente. Esta é uma das vantagens deste tipo de aplicação, já que é possível fazer aportes ou resgates para rebalancear a carteira pessoal do cotista.

Você precisa considerar a liquidez para decidir se este tipo de investimento é adequado para a sua estratégia. Tenha em mente que a liquidez representa a facilidade em converter ativos em dinheiro.

Além disso, saiba que o regulamento é que define a liquidez do fundo, de forma que existem alternativas tanto com resgate no mesmo dia (D+0), como superiores a um ano (D+360). Portanto, fique atento às regras dispostas.

Tributação dos Fundos Fechados

A principal diferença dos Fundos Fechados em relação aos Fundos Abertos é a tributação. Isso ocorre pela inexistência de IR na modalidade "come-cotas".

O IR incide apenas sobre o lucro gerado, observado no momento de resgate. Para o cálculo deste imposto é utilizada a mesma planilha regressiva de IR. Como se trata de um investimento de longo prazo, serão utilizadas as menores alíquotas.

Liquidez dos Fundos Fechados

A liquidação dos Fundos Fechados ocorre em sua data de encerramento. Portanto, a liquidez é definida em regulamento. Essa é uma característica que transforma o Fundo Fechado em uma modalidade de investimento prioritariamente para médio e longo prazos.

Antes de investir é preciso questionar se faz sentido para sua carteira manter um percentual aplicado durante todo período determinado pelo fundo. Se fizer sentido, analise os diferentes fundos com este tipo de organização fechada e aproveite a menor incidência de tributação.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados