Open Nav

Free Float

O que é Free Float?

O Free Float é um indicador empregado para as empresas de capital aberto, isto é, organizações que apresentam ações disponíveis para negociação na Bolsa de Valores.

Essa ferramenta é responsável por medir a quantidade de ações em livre circulação no mercado. É justamente por isso que ela recebe esse nome, já que em tradução para o português ficaria algo como "circulação livre".

Normalmente, as empresas precisam ter ao menos 25% das suas ações nessa categoria. Essa é uma exigência dos órgãos reguladores do mercado de capitais.

O Free Float é especialmente importante para os índices na escolha das ações que farão parte da sua carteira. Eles costumam buscar empresas com alta quantidade de ações livres no mercado (e você entenderá o porquê ao longo do texto).

Descomplicando a Bolsa de Valores

O que são ações em circulação livre?

Quando se fala em ações de livre circulação são aquelas liberadas para negociação (compra e venda) dentro da Bolsa de Valores, ou seja, são os papeis que ficam disponíveis para acionistas minoritários.

Nesse contexto, estão excluídas ações dos acionistas majoritários, os chamados controladores. Isso acontece porque eles não abrirão essas ações ao mercado, pois significaria um risco de perda de controle da empresa.

Além destas, também não são ações livres aquelas que estão sob posse de outros controladores da organização, ações em tesouraria ou outros papeis listados como classe especial. O restante, sim, é contabilizado para o Free Float.

Como calcular o Free Float?

Calcular o indicador de Free Float é bem simples: basta dividir a quantidade total de ações em livre circulação (excluindo aquelas com controladores e administradores) pelo total de ações de uma companhia.

Portanto, a fórmula que resume esse cálculo é a seguinte:

Free Float = Quantidade de ações livres no mercado / Total de ações da empresa

Vamos supor, apenas em um exemplo simples, que uma organização tenha um total de 10.000 ações no mercado. No entanto, 7.000 delas estão em posse de acionistas controladores e administradores. Desta forma, restam apenas 3.000 em livre circulação de mercado.

Usando a nossa fórmula, nós chegaríamos a um Free Float de 30% (3.000 / 10.000) para nossa empresa hipotética.

O Free Float e a liquidez das ações

A principal informação que o Free Float nos traz é o volume de ações negociadas livremente na Bolsa de Valores — no caso do Brasil, a B3.

Isso é importante na medida em que representa a liquidez dos papeis de uma companhia. Liquidez, caso você não conheça o termo, é a facilidade de converter um ativo em dinheiro rapidamente. Quanto mais fácil, maior a liquidez.

E qual a relação entre Free Float e liquidez? Muito simples: quanto mais ações no mercado disponíveis para negociação, maior a liquidez, pois é mais fácil transformar os papeis em dinheiro na medida em que há mais gente negociando.

Ou seja, do ponto de vista de negociação, quanto maior o Free Float, melhor. Haverá maior facilidade de converter os papeis em dinheiro, caso necessário ou desejado.

O Free Float e a volatilidade das ações

Outro impacto importante está sobre a volatilidade do preço da ação (isto é, a sua variação dentro do mercado). Quanto maior o Free Float, menos sensível ele será, porque mais pessoas estarão influenciando esse valor.

Imagine um cenário em que apenas duas ou três pessoas possuem ações da empresa X. Elas farão a sua precificação e, caso queira comprar, não há muito para onde correr. Já em uma situação em que 500 pessoas possuem o ativo, fica mais fácil encontrar preços mais justos.

É o mesmo raciocínio existente do monopólio e do livre mercado. Se apenas uma empresa vende um produto, ela faz a cobrança da maneira que bem entender. Por outro lado, caso sejam três empresas, o preço das demais influencia na demanda. O mercado fica mais "justo" desta forma para quem deseja comprar.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados