Open Nav Logo Mais Retorno

Free Float

O que é Free Float?

Free Float é um termo inglês que na tradução livre, significa; flutuação livre. Tecnicamente, no mercado financeiro essa tradução já explica o que seria o Free Float.

Na bolsa de valores, temos as negociações de várias ações, de diferentes companhias. Na B3, as empresas que são listadas, devem conter atualmente, no mínimo, 25% de suas ações livres para serem negociados no mercado.

Ou seja, 1/4 das ações de uma firma estão livres no mercado e você pode tentar comprá-las (observando as normas existentes para acumulação da mesma ação em carteira).

Sendo assim, um dos principais objetivos do Free Float está relacionado à liquidez das ações ou do ativo em questão.

Quando temos uma quantidade elevada de ações que podem ser livremente negociadas no mercado, existe uma tendência natural que ela se torne bem líquida e de fácil conversão (ação para dinheiro).

Além disso, a volatilidade do preço da ação também pode ser reduzida, devido a quantidade de ações no mercado.


Como o Free-Float pode interferir em operações

Empresas que possuem poucas ações no mercado possuem um Free Float reduzido, ou seja, os valores das ações podem acabar sofrendo bastante volatilidade conforme o “humor do mercado”.

Pense da seguinte forma: existem duas pessoas, uma querendo vender uma ação e a outra querendo comprar a mesma.

Se não existem outras ações a venda, a única coisa que serve como parâmetro é o preço da última negociação.

Mas em casos de empresas com pouco Free Float (ou quase nenhum), o valor anterior pouco interfere nessa hora.

Se o investidor que possuir a ação colocar o preço de venda 2 vezes maior do que o último preço negociado, o investidor que está querendo comprar o ativo pode acabar executando a operação por se tratar da única oferta disponível.

Mas, por outro lado, em caso de necessidade de vender o ativo, as coisas podem se tornar mais complicadas.

Suponha agora que várias pessoas possuem uma determinada ação, que também sofre com o fraco Free Float.

Ao final de um dia, sai uma notícia horrível para os acionistas dessa empresa. No dia seguinte, boa parte desses investidores vai colocar esse ativo a venda simultaneamente, de forma que vão acabar precificando um valor menor do que o outro.

Ou seja, no final das contas, os investidores podem acabar vendendo suas ações por um valor 10%, 20%, 30% menor do que era, compreende?

A falta de Free Float pode ser interessante quando somos proprietários de um ativo muito bom, mas péssima quando ele se torna algo indesejável.

Índices que utilizam o Free-Float como parâmetro.

No Brasil e no mundo, vários índices referentes às mais diferentes bolsas de valores utilizam o Free Float das ações para conseguir determinar aquelas que farão parte da sua composição.

No Ibovespa, principal índice do Brasil, os ativos são ponderados pelo seu Free Float, ou seja, pela sua presença no mercado.

As ações que fazem parte do Ibovespa possuem ao menos, presença em 95% dos pregões. Sendo assim, são ativos extremamente líquidos.

Ainda existem outros índices que utilizam metodologia similar à do Ibovespa, dentre eles temos o S&P 500 (índice das 500 maiores empresas dos Estados Unidos).

As empresas que possuem maior capitalização na bolsa americana acabam ficando com os primeiros lugares do índice ou possuem os maiores pesos dentre os demais ativos que compõem a carteira.

Querendo ou não, a capitalização de uma empresa dentro da bolsa vai depender bastante do seu Free Float.

Se a empresa não ceder boa parte de suas ações ao mercado, o Free Float pode ficar restrito a poucas ações, tornando a participação do mercado e até a eventual negociação dos ativos bem restrita.

Por isso, os principais índices das bolsas espalhadas pelo mundo acabam dando mais preferência a empresas que possuem bastante exposição ao mercado, sendo altamente negociáveis e, assim, contando com excelente liquidez.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados