Open Nav

FPSB

O que é FPSB?

FPSB é a sigla para Financial Planning Standards Board, um órgão que trata das diretrizes para a área de planejamento financeiro. O objetivo da FPSB é, inclusive, de consolidar a marca Planejador Financeiro Certificado (Certified Financial Planner - CFP), uma das certificações mais reconhecidas no mundo.

A FPSB está presente em diversos países por meio de organizações filiadas sem fins lucrativos, associações ou empresas que queiram oferecer a certificação em determinada região.

Ao todo, está em 27 localidades, incluindo o Brasil. Por aqui, quem oferece o CFP é a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar).


Para que serve a FPSB?

A exemplo do Brasil, em que mais pessoas começaram a investir em renda fixa e variável nos últimos anos, a orientação de um profissional se mostra necessária para ajudar novos investidores a lidarem com o dinheiro.

A FPSB afirma que um planejador financeiro pode contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas, uma vez que elas aprendem como melhor gerenciar o dinheiro com a ajuda profissional.

O órgão trabalha com a definição e aprimoramento de normas que qualificam a atuação do planejador. O objetivo da FPSB é de criar padrões globais para a profissão ter uma reputação ética e que coloque os interesses do cliente em primeiro lugar. Uma forma de garantir esse nível de excelência é a certificação CFP.

Processo de Planejamento Financeiro

Para a FPSB, o processo de planejamento financeiro consiste em seis passos que os profissionais utilizam para avaliar a situação do cliente e formular estratégias e orientações:

  1. Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente;
  2. Coletar as informações do cliente;
  3. Analisar a situação financeira do cliente;
  4. Criar as recomendações de planejamento financeiro e apresentá-las ao cliente;
  5. Implementar as recomendações de planejamento financeiro;
  6. Revisar a situação do cliente.

Requisitos para certificação

Para adquirir a formação de Planejador Financeiro Certificado pela FPSB, o profissional precisa atender alguns requisitos definidos pela organização. Entre alguns pontos, a exigência inclui:

  • formação acadêmica prévia;
  • ter um ano de experiência supervisionada ou três anos não supervisionados;
  • ter um plano para demonstrar conhecimento na prática do planejamento financeiro.

Após a certificação, o profissional é acompanhado para poder mantê-la. Ele deve atender aos requisitos da FPSB, que são definidos pela organização filiada. Para obter a renovação do certificado, o planejador tem que concluir ao menos 30 horas de desenvolvimento profissional a cada dois anos.

Expansão

Em 2019, a FPSB registou um número recorde de profissionais CFP. Foram mais de 6.700 planejadores certificados em um ano, somando um total de 188.104 pessoas. Do volume de 2019, os Estados Unidos e a China são os países com maior demanda de profissionais a adquirirem o CFP.

De acordo com a FPSB, o Brasil registra uma crescente de certificações há seis anos consecutivos. Em 2019, foi a terceira nação com maior número de profissionais licenciados: foram 673 através da Planejar.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados