Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

FPSB

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/06/2020 às 17:54 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é FPSB?

FPSB é a sigla para Financial Planning Standards Board, um órgão que trata das diretrizes para a área de planejamento financeiro. O objetivo da FPSB é, inclusive, de consolidar a marca Planejador Financeiro Certificado (Certified Financial Planner - CFP), uma das certificações mais reconhecidas no mundo.

A FPSB está presente em diversos países por meio de organizações filiadas sem fins lucrativos, associações ou empresas que queiram oferecer a certificação em determinada região.

Ao todo, está em 27 localidades, incluindo o Brasil. Por aqui, quem oferece o CFP é a Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar).

Para que serve a FPSB?

A exemplo do Brasil, em que mais pessoas começaram a investir em renda fixa e variável nos últimos anos, a orientação de um profissional se mostra necessária para ajudar novos investidores a lidarem com o dinheiro.

A FPSB afirma que um planejador financeiro pode contribuir para a melhora da qualidade de vida das pessoas, uma vez que elas aprendem como melhor gerenciar o dinheiro com a ajuda profissional.

O órgão trabalha com a definição e aprimoramento de normas que qualificam a atuação do planejador. O objetivo da FPSB é de criar padrões globais para a profissão ter uma reputação ética e que coloque os interesses do cliente em primeiro lugar. Uma forma de garantir esse nível de excelência é a certificação CFP.

Processo de Planejamento Financeiro

Para a FPSB, o processo de planejamento financeiro consiste em seis passos que os profissionais utilizam para avaliar a situação do cliente e formular estratégias e orientações:

  1. Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente;
  2. Coletar as informações do cliente;
  3. Analisar a situação financeira do cliente;
  4. Criar as recomendações de planejamento financeiro e apresentá-las ao cliente;
  5. Implementar as recomendações de planejamento financeiro;
  6. Revisar a situação do cliente.

Requisitos para certificação

Para adquirir a formação de Planejador Financeiro Certificado pela FPSB, o profissional precisa atender alguns requisitos definidos pela organização. Entre alguns pontos, a exigência inclui:

  • formação acadêmica prévia;
  • ter um ano de experiência supervisionada ou três anos não supervisionados;
  • ter um plano para demonstrar conhecimento na prática do planejamento financeiro.

Após a certificação, o profissional é acompanhado para poder mantê-la. Ele deve atender aos requisitos da FPSB, que são definidos pela organização filiada. Para obter a renovação do certificado, o planejador tem que concluir ao menos 30 horas de desenvolvimento profissional a cada dois anos.

Expansão

Em 2019, a FPSB registou um número recorde de profissionais CFP. Foram mais de 6.700 planejadores certificados em um ano, somando um total de 188.104 pessoas. Do volume de 2019, os Estados Unidos e a China são os países com maior demanda de profissionais a adquirirem o CFP.

De acordo com a FPSB, o Brasil registra uma crescente de certificações há seis anos consecutivos. Em 2019, foi a terceira nação com maior número de profissionais licenciados: foram 673 através da Planejar.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados