O que é o Fórum Econômico Mundial?

O Fórum Econômico Mundial, ou “World Economic Forum” (WEF), é uma organização sem vínculo partidário que reúne líderes mundiais de segmento acadêmico, político, empreendedor e até mesmo religioso.

O objetivo do evento é possibilitar a discussão de assuntos pertinentes à sustentabilidade global, como conflitos internacionais, divergências econômicas e problemas ambientais.

Foi fundado no ano de 1917, pelo economista e também professor Klaus Martin Schwab, e em 2020 está em sua 50a edição. O Fórum é realizado anualmente na cidade de Davos, na Suíça. 


Como funciona o Fórum Econômico Mundial?

Sem fins lucrativos ou qualquer vínculo nacionalista, o WEF está sob supervisão do Conselho Federal Suíço e é gerido pelo Conselho da Fundação, composto por aproximadamente 22 membros. Sua missão é ser compromissado com a melhoria do estado mundial.

A Organização das Nações Unidas possui maior papel representativo para o sucesso do Fórum, comumente representada pelo secratário-geral Antônio Guterres, pela alta comissária de direitos humanos, Michelle Bachelet, e pelo diretor geral do trabalho, Guy Rider.

A participação no evento acontece mediante aquisição prévia de um convite, mas também é possível acompanha-lo através dos meios de comunicação. Todos os anos, estima-se um público em cerca de 20 mil pessoas, composto por gestores de elite e jornalistas. 

Os anfitriões do Fórum possuem credencial de cor branca, enquanto jornalistas são identificados por credenciais de cor laranja. Técnicos em manutenção são identificados pela cor roxa e delegações, pela cor verde.

Quais são os temas tratados no Fórum Econômico Mundial?

Com o objetivo de entrar em acordo e sanar problemas de impacto global, líderes mundiais se reúnem anualmente e discutem alguns pontos extremamente importantes, como:

Programas e inciativas do Fórum Econômico Mundial

Durante várias edições do evento, programas e inciativas foram lançados e seguem acontecendo até hoje, como:

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Lei Kandir

A Lei Kandir foi uma das iniciativas do legislativo para incentivar a exportação, porém, causou muita polêmica. Saiba mais!