Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

FOMO – Fear of Missing Out

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/03/2020 às 01:19 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o FOMO - Fear of Missing Out?

Fear of Missing Out, mais conhecido pelo acrônimo FOMO, é o nome dado a uma patologia específica da era digital, que se caracteriza pelo receio excessivo de se ficar de fora do mundo tecnológico, perdendo assim as constantes novidades que ele oferece. De maneira geral, costuma-se entender o FOMO como uma tentativa de acompanhar a velocidade de acompanhar a velocidade da tecnologia, produzindo e consumindo tanto quanto ela.

É o caso de quem se desespera ao chegar em um local onde o acesso ao wi-fi e/ou à rede móvel de dados não está disponível. Provavelmente, a pessoa gastará um enorme tempo pensando nas postagens que está perdendo, nas discussões das quais não está participando e das possíveis notícias de catástrofe mundial que não está lendo. "E se alguém me mandar uma mensagem importante nesse meio tempo?", ela se pergunta, até se convencer de que precisa acessar à internet por meros motivos de precaução. 

Ao final, o mais esperado é que, assim que possível, ela termine apenas rolando o feed do Instagram ou realizando testes do tipo " Qual rainha famosa da história combina com sua personalidade?" no Buzzfeed. 

Não há nada de errado com essas atividades, veja bem, e não basta gostar de acessar esse ou aquele site para ser diagnosticado um avanço do FOMO na sua vida. O FOMO é mais reconhecível justamente nos momentos em que a pessoa precisa - ou pelo menos deveria - ficar longe da tecnologia, mas se sente tomado pela ansiedade. 

Como funciona o FOMO - Fear of Missing Out?

O consenso dita que a primeira vez em que alguém utilizou o termo foi ainda no ano 2000. Dan Herman, um consultor, pesquisador e estrategista de marketing estadunidense, é o responsável por narrar essa disfunção de forma pioneira.

O FOMO, mais do que um mero apego ao mundo digital, é considerado um medo de se ter menos experiências e informações do que outras pessoas. "Como assim todo mundo está discutindo X ou Y? Eu não posso ficar de fora!", pensamos intimamente, ao percebermos que determinado tema viralizou.

De forma quase absurda (e um tantinho inconsciente), o cérebro já começa a imaginar o pior cenário: todos falando daquele assunto e apenas você, o excluído, sendo tido como o desatualizado.

Muito disso, sabemos, vêm da necessidade de nos sentirmos desejados e parte integrante dos grupos sociais. Nessas horas, o viés de comparação social e o viés de desejabilidade social praticamente gritam, criando a ansiedade que te faz pegar o celular apenas quinze segundos após abrir os olhos pela manhã. 

Em casos de privação tecnológica (como a falta de wi-fi que narramos no parágrafo anterior), é possível que se desenvolva mau humor, angústia e ansiedade, que podem evoluir, em casos mais graves, para depressão e crises de pânico. Sim, o FOMO é o responsável pela privação resultar em sintomas de abstinência, mesmo que leves. Por outro lado, ele também pode resultar em vícios tecnológicos. 

Pesquisas já indicam que ao menos dois terços dos usuários de redes sociais padecem de FOMO. Considerando que o Brasil é tido como o país com o segundo maior número de usuários do mundo, fica claro que essa é uma questão amplamente relevante por aqui, concorda?

Algumas das indicações de especialistas para se vencer o FOMO incluem a diminuição no tempo que se passa online, o planejamento (e execução) de atividades de qualidade fora do mundo digital, a prática de meditação e exercícios físicos, além da busca por um profissional de saúde de sua confiança, como um(a) psicólogo(a) familiarizado com o tema.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados