Última modificação em 13 de julho de 2020

O que é o FOBO - Fear of Better Option?

Fear of Better Option, mais conhecido pelo acrônimo FOBO, é o nome dado a uma patologia intensificada pela era digital, que se caracteriza pelo receio excessivo de se selecionar uma opção que não necessariamente resulte na melhor das decisões.

De maneira geral, costuma-se entender o FOBO como uma tentativa de entender por completo todas as alternativas disponíveis e eleger a que apresenta maiores vantagens. Contudo, como nem sempre é possível avaliá-las de maneira tão cirúrgica, o resultado pode ser uma paralisia decisória, quando nos abstemos de escolher com o medo de selecionar a "opção errada".

E por que a tecnologia é tida como uma das maiores causadoras de FOBO que existem? Porque o número de opções que ela disponibiliza são maiores do que nossos avós, bisavós e demais antepassados sequer sonharam. Em verdade, entende-se que temos hoje contato com mais notícias em um único dia (acessando um portal, por exemplos) do que eles tinham em semanas, meses e até anos.

Banner Imersão em Fundos Mais Retorno

Como funciona o FOBO - Fear of Better Option?

Para ilustrar, vamos supor que você decida preparar um jantar especial hoje. Em outra era, você provavelmente apenas pensaria nas receitas que já sabe fazer e escolheria uma. O máximo de receitas que se podia acessar era um caderninho da família, uma revista culinária dessas de banca de jornal ou, mais raramente, um livro de culinária.

Hoje, por sua vez, você busca no Google por "receitas para jantar" e se depara com mais de 25 milhões de resultados. Se optar por algo mais visual (como um vídeo no Youtube, por exemplo), a quantidade de opções não será menor. 

Se você se sente preguiçoso(a) hoje pode simplesmente entrar em uma aplicativo de entrega de comida. Contudo, são tantos restaurantes e cada restaurante tem tantas opções no cardápio, que no fim você acaba com a mesma enciclopédia de possíveis pratos.

Podemos prever que pensará ainda coisas como "o que eu vou pedir/cozinhar?", "e se esse prato não for tão gostoso quanto parece?" e "eita, já estou pesquisando há mais de 30 minutos". 

Aqui é onde o FOBO se instala. Temos tanto medo de errar, de não escolher a melhor opção, que além de passar quase uma hora pesquisando por pratos, ainda terminamos escolhendo aquilo com o que já estamos mais familiarizados. Isso porque se trata de comida, porque em outros casos, nem escolhemos nada. Se você já passou um bom tempo procurando um bom filme na Netflix até que foi simplesmente dormir, sem ter assistido nada de novo, sabe como é.

Quais são os principais sintomas de FOBO - Fear of Better Option?

Existem duas formas mais claras de se diagnosticar se você está ou não sofrendo de FOBO. Isso porque esses são os dois sintomas mais frequentes do distúrbio.

Primeiramente, temos a paralisia decisória, que se caracteriza justamente por não tomar decisão nenhuma diante do medo de tomar a decisão errada. Procrastinar até o último momento e só então optar por aquilo que já se conhece é uma constante na vida de quem sofre de FOBO. Você queria tanto assistir um seriado diferente, mas não conseguiu escolher nenhum título novo (são tão opções que a sua cabeça começou a rodar!), então maratonou Friends mais uma vez.

É um exemplo simples, bobo até, mas se pensar bem, você deve encontrar padrões de paralisia decisória em diversos pontos da sua vida profissional e pessoal.

Já o segundo sintoma é o arrependimento. Não basta escolher algo no presente: quem sofre de FOBO, se preocupa também com as escolhas feitas no passado. Ele é o rei do "E se...". Desde o pastelzinho de carne na feira até o seu último emprego e relacionamento amoroso, pensar nas outras opções que ele poderia ter elegido lhe dão o forte temor de não escolhido a melhor alternativa - uma espécie de FOBO retrógrado.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Déficit Comercial

O que é Déficit Comercial? O Déficit Comercial nada mais é do que o reconhecimento de que houve mais compras do que vendas para o exterior….

Veja outros termos