Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Fluxo de Caixa Descontado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/04/2019 às 17:45 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o fluxo de caixa descontado?

Fluxo de caixa descontado é o nome dado ao método de cálculo que visa determinar o valor presente de uma companhia, com base no capital que ela pode gerar no futuro.

Para tanto, é uma feita uma projeção do fluxo de caixa da empresa, registrando as entradas e saídas esperadas para os próximos períodos.

Além disso, descontam-se fatores como risco do empreendimento e tempo de retorno - o que já denuncia o principal objetivo do fluxo de caixa descontado: embasar decisões de investimento, aquisição ou fusão empresarial.

Em geral, é realizado por analistas e/ou consultores contratados pelas próprias companhias, como forma de facilitar a captação de capital e a correta mensuração de seu valor nas negociações.

O que é o fluxo de caixa?

Antes de tratarmos do cálculo do fluxo de caixa descontado em si, é importante que você conheça um dos seus componentes mais relevantes (e o método geral que o embasa): o fluxo de caixa.

É chamado de fluxo de caixa a ferramenta de gestão financeira que permite a uma empresa registrar todo o fluxo de entrada e saída de seu capital.

Pode representar os recebimentos (de vendas, duplicatas etc) e os gastos (despesas, custos etc) tanto de um único dia, quanto de uma semana, quinzena ou até um mês.

Mas a sua maior função diz respeito à capacidade de auxiliar o gestor nas decisões orçamentárias. O panorama financeiro que o fluxo de caixa oferece antecipa a necessidade de capital de giro, oportunidades de investimentos, entre outros.

Isso significa que o fluxo de caixa é o centro da atividade financeira da organização, mostrando o quanto ela é capaz de angariar e de quanto ela precisa para se manter.

E não é essa uma das informações mais relevantes para quem cogita investir em uma empresa? Por isso, o fluxo de caixa é frequentemente usado como base para os investidores.

Mas para tanto é necessário trazer a estimativa do fluxo de caixa futuro para o momento atual, de modo a determinar qual é o valor presente da companhia e se o valor investido apresentará lucro substancial.

Seguindo essa demanda é que utiliza o cálculo do fluxo de caixa descontado.

Como o fluxo de caixa descontado é calculado?

O fluxo de caixa descontado é formado por três elementos: a estimativa do fluxo de caixa (conforme vimos na seção anterior), a taxa de desconto e o valor residual.

Aqui, o fluxo de caixa é apresentado em seu resultado, ou seja, no saldo (positivo ou negativo) que ele deverá apresentar para cada período futuro

Já a taxa de desconto é composta pelo custo médio ponderado de capital (o famoso WACC), pelos riscos do próprio investimento a ser feito e pelo valor residual (valor dos bens da companhia ao final da sua vida útil).

Assim, chega-se à seguinte fórmula, onde o Fluxo de Caixa Descontado é:

Quais são as desvantagens de se utilizar o fluxo de caixa descontado?

O fluxo de caixa descontado não é a única maneira de se definir o valor de uma companhia. Além dele, existem ainda outras técnicas e metodologias de cálculo de valuation, que oferecem soluções semelhantes aos investidores.

Ciente disso, entenda que a principal crítica feita ao uso do fluxo de caixa descontado está relacionada ao seu objeto central: as projeções.

Como elas são consideradas frágeis, do ponto de vista objetivo, e podem não se concretizar. Existem analistas que identificam o método como sendo inferior àqueles que utilizam uma base de “dados concretos”.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados