O que é o Financiamento Coletivo?

Financiamento Coletivo é o nome dado à prática de financiar projetos a partir da contribuição popular. Originalmente chamado de Crowdfunding, essa forma de viabilizar iniciativas diversas se tornou predominantemente digital neste século, devido ao avanço da internet.

Sabe aquele artista independente da sua cidade que não consegue o apoio de uma grande produtora para finalmente lançar as suas músicas e videoclipes? Ele pode muito bem se beneficiar de um financiamento coletivo. O mesmo podemos dizer de uma startup, de um evento inovador, de um projeto social...

A grande beleza dessa modalidade é justamente é pluralidade. Basta ter uma ideia interessante, que possa ser "comprada" por um número considerada de pessoas e iniciar a tal "vaquinha" online. Aos financiadores, além do contentamento de se contribuir com algo no qual se acredita, é possível receber ainda brindes e recompensas, que são criadas pelos criadores do financiamento como uma maneira de premiar apoiadores e atrair ainda mais atenção do público.


Quer saber mais sobre o financiamento coletivo?

Como você aprendeu já no começo deste artigo, outro nome para o financiamento coletivo é Crowdfunding. Termo em Inglês, pode ser traduzido literalmente como "financiamento das multidões", e é a forma mais comum de se referir a essa modalidade de financiamento ao redor do mundo.

Justamente por isso, nós aqui do Mais Retorno produzimos um artigo completão para o termo Crowdfunding, que você pode conferir clicando aqui. Nele, é possível se aprofundar nas suas características principais e entender, tim-tim por tim-tim, como os movimentos funcionam e quais são as maiores plataformas do Brasil, caso você tenha um projeto aí na gaveta apenas esperando para ser financiamento.

Boa leitura!

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Backtest

O que é Backtest? Também chamado de backtesting, o backtest é um tipo de teste que se faz usando dados históricos relevantes, a fim de prever…