Open Nav

FIDC-NP

O que é FIDC-NP?

Você chegou até este texto assustado com a sigla FIDC-NP? Não se preocupe: ela não remete de forma alguma a uma fórmula de química, mas apenas uma abreviação simples para Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Não Padronizados.

Talvez o nome técnico desse formato de fundo de investimentos não ajude muito em um momento inicial, certo? Ainda assim, fique calmo que ao longo do texto tudo ficará mais acessível. Vamos começar então explicando como funcionam os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios.


O que é um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios?

O funcionamento de um fundo de investimentos é relativamente simples: uma reunião de cotistas que, juntos, "emprestam" seu dinheiro para um gestor especializado investir em uma determinada categoria de ativos.

No caso de um FIDC, você precisa primeiro entender o que são os famosos Direitos Creditórios. Esse é o nome dado para direitos de crédito que uma empresa possui de recebimento.

De maneira mais prática, estamos falando aqui de vendas parceladas em cartão de crédito, duplicatas, carnês e cheques, para ficar apenas nas versões mais utilizadas. E é sobre esses recebimentos pendentes que um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios atua, sendo necessário que ele tenha ao menos 50% do seu patrimônio nesse tipo de produto.

Qual a diferença entre um FIDC e um FIDC-NP?

Na sequência, explicaremos melhor o funcionamento dos Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios na prática. Antes, é importantes destacar que existe uma versão específica desse tipo de fundo: o FIDC-NP.

Ambos atuam com o mesmo tipo de produto: os Direitos Creditórios. No entanto, existe uma diferença importante no nível de risco oferecido aos cotistas. Enquanto um FIDC usa apenas de versões tradicionais de crédito, um FIDC-NP pode buscar por direitos de recebimentos mais arrojados e arriscados. É por isso que ele recebe um "Não Padronizados" somado ao seu nome.

E o que seriam esses Direitos Creditórios com maior risco? Podemos mencionar, por exemplo, recebíveis cujo prazo já vencidos, valores devidos de clientes em recuperação judicial, entre outros.

Como é comum no mercado financeiro, esse maior risco se converte também em uma potencial rentabilidade superior. No entanto, o investidor deve estar ciente que a chance de calote é maior e, portanto, o resultado do FIDC-NP pode ser afetado diretamente caso seja confirmado.

Como funciona um FIDC?

Vamos entender melhor como funcionam os investimentos em Direitos Creditórios. Suponha que você tenha uma empresa e realize uma venda parcelada em doze meses. Em muitos casos, esse prazo concedido é muito extenso. Sendo assim, pode ser necessário antecipar esses valores a receber.

Existem algumas formas de fazer isso, sendo a transformação desse direito ao crédito em um título negociável uma das mais comuns. É aqui que entra um FIDC: ele pode adquirir esses direitos de recebimento.

Assim, quando o cliente final da sua empresa realizar o pagamento, quem recebe é o fundo de investimento em Direitos Creditórios. Por outro lado, a empresa já libera o valor da sua venda antecipado.

Quais as vantagens e riscos de investir em um FIDC-NP?

Nesta altura do texto, é provável que você esteja se perguntando se vale a pena investir em um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios. A resposta depende diretamente dos seus objetivos enquanto investidor, algo que passa pelas vantagens e riscos oferecidas por um FIDC-NP.

Começando pelos benefícios, o principal deles é a rentabilidade. Por atuar com um ativo com menor liquidez e maior risco de crédito, os ganhos podem superar com folga o CDI. Outro ponto interessante é que esses fundos possuem rating com a classificação de risco, ajudando o investidor.

Por outro lado, como consequência do risco, eles são destinados apenas a investidores profissionais e qualificados. Além disso, não possuem proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) no caso de um calote.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados