Open Nav Logo Mais Retorno

Fair Trade

O que é Fair Trade?

Em uma tradução literal, Fair Trade corresponde a "comércio justo", em português. A ideia está sobre o desenvolvimento de um ambiente sustentável e mais justo entre produtores, trabalhadores e consumidores.

O grande ponto é o trabalhador, especialmente aquele que atua no começo da cadeia produtiva. Não é segredo para ninguém que muitos deles não recebem uma parcela justa pela produção, enquanto outros participantes do mercado obtém lucros consideráveis.

Visando reduzir essas grandes diferenças, o Fair Trade traz uma proposta mais igualitária na qual empresas possam lucrar, mas respeitando também valores éticos, sociais e humanos.

Esse conceito é definido pela Federação Internacional de Comércio Alternativo como uma "parceria comercial, baseada em diálogo, transparência e respeito, que busca maior equidade no comércio internacional".


Como surgiu o Fair Trade?

 

Embora pareça algo muito moderno (afinal, a sustentabilidade é um assunto que está em alta ao longo dos últimos anos), o movimento nasceu na década de 1960, mais precisamente na Holanda.

Na época, a ideia (ainda embrionária) era de reduzir as desigualdades presenciadas no mundo dos negócios. Esse movimento se desenvolveu bastante ao longo do tempo e hoje já tem grande relevância internacional.

Importante ressaltar que, embora evidentemente não possa ser totalmente ignorado, o lucro não é o foco desse conceito. O grande objetivo acaba por ser o bem estar das partes envolvidas.

A relevância da sustentabilidade cresceu tanto que atualmente existe uma certificação Fair Trade para associações ou cooperativas que apresentem os requisitos exigidos como transparência, respeito e legalidade.

Quais são os princípios do Fair Trade?

Um dos pilares do Fair Trade está nos seus princípios básicos. Para receber a certificação, as organizações precisam respeitar e praticar esses conceitos. Para que você entenda melhor, listamos alguns deles a seguir:

  • Geração de oportunidades para produtores que vivam com desvantagens econômicas
  • Relações longas e duradouras com produtores, incluindo treinamentos e compartilhamento de conhecimento
  • Pagamento de um preço justo pelas mercadorias adquiridas
  • Oferecer boas condições de trabalho, impedindo trabalho infantil e proporcionando acesso à escola para crianças
  • Transparência e respeito às normas
  • Respeito ao meio ambiente

Quais as vantagens de praticar o Fair Trade?

O grande benefício do Fair Trade é o equilíbrio entre todas as partes envolvidas no processo. Desta forma, podemos destacar um desenvolvimento econômico mais equilibrado como principal vantagem do método.

Além disso, existe o benefício social que o Fair Trade proporciona na medida em que oferece condições mais justas aos trabalhadores. Com isso, crianças ganham acesso à escola e há redução da pobreza como consequências positivas de preços justos pagos aos produtores.

Por fim, ainda que não seja o objetivo, as empresas certificadas gozam de um olhar mais carinhoso dos seus consumidores. Especialmente em tempos de valorização de conceitos sociais e sustentáveis, organizações que mostram preocupação com esses aspectos ganham pontos junto aos clientes.

Qual é a importância do Fair Trade?

Pense em coisas básicas do seu dia a dia como a camiseta que está vestindo ou o café que você toma diariamente após acordar. Muito provavelmente é fácil de responder a marca desses dois produtos, mas quanto da sua compra realmente chegou aos produtos agrícolas?

A verdade é que, para chegar até sua casa, tanto a camiseta, como o café, precisaram do trabalho de campo na produção de algodão e café, respectivamente. E, na maior parte das vezes, esses produtores não recebem nem perto de justo pela sua atuação.

Se essa é uma situação antiga, o cenário vem mudando nos últimos anos e já existe uma preocupação maior com o equilíbrio. O Fair Trade é a prova disso e já apresenta grande relevância internacional, com cada vez mais empresas buscando se adequar aos requisitos da certificação.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados