Última modificação em 27 de janeiro de 2020

O que é Eurasia?

É praticamente impossível separar o mercado financeiro da política. Seja no cenário micro ou macroeconômico, as decisões dos governos podem impactar os investimentos de forma positiva ou negativa. A consultoria Eurasia foi criada para esclarecer o papel e o peso da política sobre os negócios. Ela é considerada a maior consultoria de risco político do mundo.

A empresa desenvolve métricas e pesquisas para analisar riscos políticos, oportunidades e tendências para os mercados pelo mundo. No Brasil, a Eurasia Group abriu escritórios em São Paulo e Brasília nos anos de 2016 e 2017, respectivamente.

Por que a Eurasia foi criada

O cientista político americano Ian Bremmer criou a Eurasia em 1998 com o objetivo de levar informações a investidores e tomadores de decisão corporativos sobre o impacto da política nos mercados. Foi considerado, há alguns anos, um “guru” em risco político pela revista inglesa The Economist.

Inicialmente, a consultoria surgiu com foco nos territórios da antiga União Soviética, o que justifica o nome da empresa. Mais tarde, as atividades se estenderam para países desenvolvidos e emergentes.

A empresa de consultoria e análise começou com uma unidade na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, com um investimento inicial de US$ 25 mil. Atualmente há unidades em quatro continentes.

Para que serve a consultoria Eurasia?

Na prática, a Eurasia desenvolve estudos e relatórios que analisam os riscos políticos em determinada economia. Ela presta consultoria e assessoria para empresas e instituições financeiras, já que atua sob a ótica dos negócios e investimentos.

No entanto, a empresa diversificou os serviços prestados ao longo do tempo, desenvolvendo também análises sobre setores específicos da economia. Os dados levantados e analisados pela Eurasia ajudam investidores e tomadores de decisão a prever riscos e darem um melhor direcionamento às suas estratégias.

A Eurasia é conhecida pela divulgação de alguns estudos, como o dos maiores riscos do mundo, por exemplo. Além disso, presta seus serviços por meio de:

O grupo também criou o primeiro Índice de Risco Político Global (Global Political Risk Index - GPRI) de Wall Street. Ele avalia o nível de estabilidade de para o mercado de mais de 20 países emergentes.

Termo do dia

Bursátil

O que é bursátil? O termo bursátil é empregado como referência para tudo que tem relação com a Bolsa de Valores e o mercado de capitais. A origem…