Última modificação em 3 de abril de 2020

Quem é Eugene Fama?

Eugene Francis Fama é o nome do economista estadunidense laureado com o Prêmio Nobel de Economia de 2013, juntamente com Robert Shiller e Lars Peter Hansen.

Especializado em Economia e Finanças pela University of Chicago Booth School of Business (programa de mestrado em administração da Universidade de Chicago), é nessa mesma universidade que Eugene Fama leciona atualmente. Além disso, ele atua também como conselheiro em investimentos da empresa Dimensional Fund Advisors.

Nascido em Boston no ano de 1939, há pelo menos 5 décadas o economista desenvolve projetos e pesquisas relevantes quando se trata de compreender o comportamento dos preços das ações, assim como as noções de flutuação, risco e previsibilidade.

O pontapé para a teoria que lhe renderia tamanho prestígio foi dado já na sua tese de doutorado: a reconhecida "O Comportamento dos Preços de Ações" (The Behavior of Stock Market Prices).

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como Eugene Fama ganhou notoriedade no mercado financeiro?

A base de escolha para a nomeação de Eugene Fama ao Prêmio Nobel de Economia de 2013 tem nome e sobrenome: mercado eficiente.

Teoria criada pelo próprio Fama, a hipótese do mercado eficiente parte da premissa de que todas as informações disponíveis são absorvidas pelos preços do mercado, de modo que é praticamente impossível prever as oscilações nas cotações dos títulos a curto prazo e superar o desempenho da média, a longo prazo.

Dentro da hipótese do mercado eficiente existem três níveis diferentes de eficiência a serem considerados:

Para conhecer mais da teoria desenvolvida por Eugene Fama, sugerimos que leia o artigo completo que preparamos sobre o assunto. E ele está para lá de completo mesmo, oferecendo detalhes incríveis sobre a forma como ele é aplicado e sobre a sua criação, que conta ainda com a colaboração do economista Kenneth French. Incrível, não é? Para acessá-lo, clique aqui.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Plano Cruzado

O que foi o Plano Cruzado? O Plano Cruzado foi um ajuste do governo federal implantado em 1986 para tentar controlar a economia ante o aumento…

Veja outros termos