Open Nav

Estocástico

O que é o Estocástico?

O Estocástico, também conhecido como Oscilador Estocástico, é uma ferramenta desenvolvida por George Lane durante a década de 1950 sendo, ainda hoje, uma ferramenta de análise bem importante para definições sobre operações no Mercado de Ações.

Dentro do Mercado Financeiro, existem diversas abordagens. Há quem compre para manter ações em carteira para o longo prazo (perfil batizado de Buy & Hold) e há quem busque lucrar com oscilações mais curtas com estratégias como Day Trade ou Swing Trade (nestes casos, o investidor é chamado popularmente de trader).

Para cada formato de atuação, as técnicas empregadas na tentativa de encontrar boas oportunidades mudam. Um investidor de longo prazo, por exemplo, manterá seu foco sobre indicadores da companhia ou a precificação do seu valor justo, o famoso Value Investing — técnica popularizada por Warren Buffett. Trata-se da Análise Fundamentalista.

Já o trader buscará de oscilações curtas no preço de um ativo, sendo válido o uso de gráficos para essa finalidade. A esse modelo dá-se o nome de Análise Técnica e uma das suas ferramentas de avaliação das oportunidades no Mercado Financeiro é justamento o Oscilador Estocástico.


Como funciona o Estocástico?

O grande objetivo do Estocástico é compreender a relação existente entre o preço de fechamento de um ativo, comparando-o com seu pico (preço máximo) ou vale (menor preço) durante um determinado período. É comum que esse tempo seja de 14 dias.

Essa é uma das maneiras que um trader tem para identificar tendências de mercado. Sendo ela de alta ou de baixa, esse profissional pode, a partir do que encontrar no Oscilador Estocástico, definir suas estratégias de abordagem de uma determinada ação.

Vale lembrar que, ao contrário do investidor de longo prazo, um trader pode atuar nas duas pontas. Isto é, ele pode tanto comprar ações e tentar vendê-las a um preço maior, como também primeiro vender a descoberto para, posteriormente, comprá-las por menores preços.

Desta forma, identificar tendências é uma forma importante que o trader tem de entender como se posicionar no Mercado Financeiro na tentativa de obter lucro.

As curvas do Estocástico

O Estocástico traz ao investidor duas curvas principais na tentativa de entender o comportamento de preço de um determinado ativo. São elas:

  • Curva %K: a linha é formada a partir da divisão da diferença entre o preço atual da ação (preço de fechamento) versus o seu menor preço do período e a diferença entre o seu preço máximo e o preço mínimo.
  • Curva %D: trata-se da média móvel simples da curva %K que acabamos de explicar. Geralmente, utiliza-se o período de três dias para o cálculo dessa média.

Apenas para que não fique tão confuso em texto, abaixo deixamos a fórmula para cálculo da curva %K. Lembrando que, a partir dela, você pode calcular também a média móvel simples de três dias, encontrando a curva %D.

Curva %K = (Preço de fechamento - Preço Mínimo) / (Preço Máximo - Preço Mínimo)

Como analisar o Estocástico?

O que o Oscilador Estocástico irá apresentar para um trader é a velocidade de movimentação do preço de um ativo. Esse indicador trabalha com uma escala de pontos, começando em 0 e indo até 100.

Para analisar o Estocástico, um trader deve entender como se comportam as suas curvas. Se a curva %K estiver cruzando por cima da curva %D, isso significa uma tendência de alta. E vice-versa: quando cruzá-la para baixo, indica uma tendência de queda.

Há também outra forma de olhar para as informações dessa ferramenta onde apenas verifica-se onde estão cada curva isoladamente na nossa escala. Valores acima de 80 indicam que o mercado está caro, ou seja, não vale a pena comprar, mas sim vender. Da mesma forma, se as curvas baixarem de 20 pontos, indicam que estão baratas e que vale a pena comprá-las.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados