Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Essencialismo Psicológico

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/12/2019 às 20:12 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Essencialismo Psicológico?

Essencialismo Psicológico (ou ainda Essentialism, de acordo com o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo especifico de viés cognitivo.

Segundo a sua definição, o Essencialismo Psicológico narra a tendência mental que nós possuímos, como seres humanos, de atribuir falsas características inatas a um determinado grupo de pessoas, entidades ou objetos, sem as quais ele não existiria.

É claro que não estamos tratando de questões como o nado dos peixes ou o latido dos cachorros - que, salvo raras exceções, são realmente essenciais para aquele grupo.

No caso do Essencialismo Psicológico, o problema nasce porque o argumento é falacioso: embora pareça verdadeiro, a depender das evidências apontadas, se trata de um equívoco. Ou seja, embora aquela característica pareça inata, isso é apenas uma ilusão, propositalmente ou não.

Sabe como construíram uma imagem em torno da mulher, por décadas, que obrigatoriamente ligava a feminilidade a coisas como a cor de rosa e as flores? Pois aqui já temos dois belos exemplos do Essencialismo Psicológico.

Toda mulher é feminina? Não. 

É obrigatório ser feminina para ser mulher? Não. 

Se alguém não é feminina, quer dizer que ela deixa de ser mulher e se torna uma aberração da natureza (tipo um peixe que não gosta de água)? Não.

Esse é a primeira falácia.

Agora, ser feminina obrigatoriamente significa gostar da cor de rosa e flores? Não. Até porque só no período pós-guerra - e com uma ajudinha da publicidade - é que as indústrias estabeleceram padrões estéticos desse tipo. 

Logo, essa é a segunda falácia.

Mas novamente: são apenas dois exemplos, em um universo cercado de Essencialismo Psicológico. E se você acha que ele nem te prejudica tanto assim, além talvez de ter várias fotos de infância usando roupas com uma cor que você honestamente detesta, saiba que o buraco é mais embaixo.

As consequências do Essencialismo Psicológico podem estar, literalmente, corroendo a sua vida e interferindo em várias das decisões importantes que você toma - seja no trabalho, nos relacionamentos e até (acredite!) no seu rico dinheirinho.

Como o Essencialismo Psicológico interfere no seu dia a dia?

Antes de tudo, vale esclarecer que a origem do Essencialismo Psicológico, assim como a origem de todos os vieses cognitivos, está no seu cérebro. 

Uma das hipóteses para o seu "nascimento" está na nossa obsessão por padronizações (a ilusão de agrupamento e a ilusão de correlação que o digam!). 

Quando víamos um leão, lá na natureza selvagem, logo nosso cérebro trabalhava para classificar aquele sujeito - e os animais do tipo -, entendendo no que poderiam nos ser úteis (como presas) ou quais ameaças ofereciam (como caçadores). 

"Um leão comendo a carne de outro animal? Bom, devo supor que todos os leões são carnívoros. E olha só, eu sou cheio de carne... Melhor ficar longe", pensávamos (com uma ajudinha de imaginação).

Assim, hoje, quando a sua melhor amiga brada a plenos pulmões que nenhum homem presta, ela está fazendo com eles o mesmo que fazíamos com os leões. Contudo, de forma equivocada, certo?

Ela acaba de atribuir uma falha de caráter a todos os sujeitos daquela categoria sem argumentos racionais e isso é puro Essencialismo Psicológico.

O mesmo se dá quando você julga que "tudo o que é de graça não presta" (não prestar é característica inata de coisas gratuitas? Não.). Ou que "todo chefe só pensa em explorar os seus subordinados" (uma fada mágica entrega o Certificado de Cretinice junto com a promoção de uma pessoa? Não.).

Você pode, agora, até concordar conosco, mas sabemos que lá no fundo já pensou ou falou uma dessas coisas alguma vez. 

Lembre-se: o Essencialismo Psicológico tem o poder de se impregnar nas culturas e corroer a nossa vida sem chamar a atenção. É o "jeitinho enviesado" de destruir você.

Seguindo essa linha, quantas vezes não se atribuiu à riqueza atributos inatos como a mesquinharia, a ganância, a ambição sem limites. Não raro, os ricos e os agentes do mercado financeiro viram avatares da avareza.

Segundo essa perspectiva do Essencialismo Psicológico, não dá para ter dinheiro sem se transformar imediatamente no Scrooge (aquele mesmo, do Dickens). 

Sinceramente, como você espera elevar o nível dos bens oferecidos gratuitamente (especialmente através dos governos), se tornar chefe ou enriquecer, se você acreditar que inatamente esses elementos carregam tantas maldições?

E se felicidade é algo importante para você, é mais provável que o Essencialismo Psicológico te leve direto para a mente do Scrooge que você não queria ser, bradando aos quatro ventos “como não vou ficar zangado vivendo num mundo cheio de paspalhos assim?”.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados