Open Nav Logo Mais Retorno

Escalabilidade

O que é escalabilidade?

A Escalabilidade é um conceito dos negócios que visa a multiplicação e replicação de um determinado produto sem a necessidade de grandes aumentos dos investimentos iniciais.

Seu principal objetivo é trabalhar com produção/prestação de serviços em grande escala, a fim de aumentar as margens de lucro, sem que haja interferência sobre o investimento ou mesmo queda na qualidade do produto final.

De maneira geral, é uma forma de negócio orgânico com alto potencial de crescimento que, por vezes, é mais rápido do que em empresas tradicionais.


Quais são as principais características de um negócio escalável?

Assim como empresas tradicionais seguem modelos e culturas semelhantes, as empresas escaláveis também apresentam características similares.

Dentre elas, podemos citar as 3 principais:

  • Ser ensinável;
  • Ser replicável;
  • Ser valiosa ao consumidor.

Ou seja, a organização deve ter processos facilmente compreendidos, para que mantenha-se em pleno funcionamento independente de quem o opera.

Além disso, deve ainda apresentar diferencial perante os concorrentes e contar com processos mais fáceis de se reproduzir, para que a expansão do consumo gere receita consistente.

Esses negócios estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Os famosos e-books, plataformas de streaming e aplicativos de entrega são grandes exemplos, já que o pagamento de mensalidades, o número de assinaturas/chamados e compartilhamento geram renda e se multiplicam pelo mundo.

Esses tipos de serviço são os mesmos e funcionam da mesma maneira, independente no número de pessoas que os utilizem.

Como criar um negócio escalável?

Uma das formas de lucrar com os negócios escaláveis é desenvolver o seu próprio. Mas como te mostraremos no próximo tópico, não é a única.

Por ora, é necessário compreender que esse modelo de negócio pode ser implantado em empresas de diferentes segmentos, mas não em todos

Aqueles que precisam do constante trabalho do operador (construções, medicina, estética e outros) não são adequados.

Os que são aptos, por outro lado, precisam contar com um profundo planejamento para fazer acontecer.

Tal planejamento deve ser feito em conjunto com um empreendedor de visão dinâmica sobre o mercado, baseado em análises sobre o mesmo (envolvendo ações dos concorrentes e hábitos de consumo do público-alvo), a fim de conseguir projeções efetivas, estratégias inovadoras e ações preventivas.

Em seguida, compreender as limitações com base no budget (capital) disponível é imprescindível para estabelecer as metas iniciais e prever um desenvolvimento em médio prazo.

Traçar seus objetivos é, por fim, o ponto de desenvolvimento da escalabilidade. Um exemplo da colocação do objetivo pode ser a definição do nicho de atendimento.

Vale lembrar que a empresa pode oferecer serviços amplos, que atinjam diferentes consumidores ou trabalhar de maneira segmentada. Isso depende dos seus recursos iniciais e da sua estrutura interna.

Você, seus sistemas e colaboradores estão preparados para o aumento da demanda?

Invista em tecnologia, mantenha uma equipe engajada para que não haja falhas no processo e crie independência sobre o processo, para que flua com a sua interferência ou não.

Quais as vantagens de investir em um negócio adepto a Escalabilidade?

Se criar uma empresa aplicando o conceito de escalabilidade não está em seus planos no momento, saiba que ainda assim é possível lucrar com ele.

Isso porque uma empresa bem estruturada e inovadora traz, consequentemente, resultados satisfatórios, começando pelo rápido crescimento, que não é comum em empresas tradicionais.

Além disso, apresenta grande flexibilidade para expansão, possibilidade de trabalhar com um público amplo, implantação constantes de inovações, e rápida adaptação a novos cenários e recursos.

O aumento da margem de lucro, redução no custo de produção e aumento na credibilidade da empresa são aspectos de grande destaque trazidos pela implantação desse modelo.

Muitos benefícios, não?

E a forma mais fácil de colhê-los é investir em ações dessas empresas.

Depois que elas realizam um IPO, é possível comprar ações que te permitam compartilhar dos resultados obtidos com as operações.

Afinal, o ponto principal da escalabilidade é que suas vantagens (expansão, margem de lucro etc.) costumam ser traduzidas como valorização da marca e, consequentemente, da companhia.

Vale ressaltar que empresas de tecnologia (startups) e prestação de serviços online são as categorias de maior sucesso dentro dos negócios escaláveis - mas não as únicas.

Portanto, se atente ao seu perfil e, caso o tipo de investimento não se adeque aos seus planos, continue usufruindo da escalabilidade da maneira mais comum: no desfrute das facilidades oferecidas por cada produto e serviço no seu dia a dia.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados