O que é EQM?

O Erro Quadrático Médio, abreviado popularmente pelas suas iniciais EQM, é uma fórmula estatística utilizada para diversas finalidades, entre as quais também está o mercado financeiro, como veremos ao longo do texto.

Por definição, o EQM tem como principal objetivo encontrar a diferença média de um valor e o seu parâmetro inicial. De maneira mais prática, o seu uso é destinado a compreender um "erro de previsão"

Para encontrar o Erro Quadrático Médio, o estatístico deve trabalhar com a soma de todos os resultados tidos como "erros" em relação à previsão inicial e, posteriormente, dividi-los pela quantidade de valores somados. Ou seja, apurar o quanto alguns resultados passam a se afastar de uma média aguardada inicialmente.

Esse papo estatístico, no entanto, é bastante complexo e pode não ajudar muito a entender a real utilidade do EQM, certo? Vamos então ver algo mais próximo da sua rotina: como ele pode ser usado no mercado financeiro.


Como o EQM é usado no mercado financeiro?

No mundo dos investimentos, usa-se o Erro Quadrático Médio como forma de avaliar o desempenho dos fundos de gestão passiva. Para isso, utiliza-se como "valor esperado" o seu benchmark e os resultados obtidos na prática pelos gestores.

Antes de seguirmos com a explicação do EQM, vale relembrar o que são esses dois conceitos caso você não seja tão íntimo dos fundos de investimentos.

O que é um fundo de gestão passiva?

Um fundo de gestão passiva é aquele fundo de investimentos que tem por objetivo replicar um determinado indexador. Ele, portanto, irá acompanhar os resultados oferecidos por esse índice escolhido que pode ser, por exemplo, o CDI, o IGPM, o IPCA, o Ibovespa ou qualquer outro.

Aqui, há uma facilidade maior do que na gestão ativa, quando os gestores do fundo terão que realizar esforços para superar o indexador escolhido. Sendo assim, nada mais justo que avaliar um fundo de gestão passiva utilizando o Erro Quadrático Médio, certo?

O que é benchmark?

Já o benchmark é o nome dado a esse indexador eleito como referencial para medir os resultados de um fundo de investimentos. Ele se aplica a qualquer gestão, sendo ela ativa ou passiva. Com base na informação desse indexador utilizado como referência, o investidor consegue avaliar o desempenho da gestão.

Vale observar que o indicador precisa dialogar com o trabalho do fundo. Não faz sentido um fundo de ações, por exemplo, ter como base superar o CDI, um índice utilizado majoritariamente na renda fixa, cenário em que a volatilidade é menor.

Como funciona o EQM na avaliação dos fundos de investimentos?

Juntando todos os elementos que vimos ao longo do texto, portanto, temos o Erro Quadrático Médio como uma ferramenta de apoio para avaliar o desempenho de fundos de investimentos, especialmente aqueles com gestão passiva.

O objetivo do EQM é permitir uma avaliação da aderência do seu fundo ao benchmark escolhido como referência. Ele funciona melhor para a gestão passiva porque, como vimos, a gestão ativa irá buscar a superação do indexador, algo que naturalmente se afastará do resultado médio (que é o próprio benchmark).

Já o fundo de gestão passiva, como tem por objetivo apenas acompanhar o seu indexador, tende a oferecer resultados muito próximos dele. Assim, se há uma distorção nesse resultado, o EQM irá apontar o desvio.

Suponha, por exemplo, que o seu fundo de investimentos de gestão passiva tenha como benchmark o CDI e que o índice tem uma rentabilidade acumulada de 6%. Se o seu fundo com gestão passiva oferece uma rentabilidade de 8% no mesmo período, há uma distorção de 2%, algo que será apontado pelo EQM. 

De maneira objetiva, quanto maior o desvio mostrado pelo Erro Quadrático Médio, pior. Isso porque não se espera que um fundo com gestão passiva esteja muito distante do seu benchmark e, se isso acontece, podemos ter algum problema com o fundo.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Fundo de Investimento no Exterior

O que é Fundo de Investimento no Exterior? Fundo de Investimento no Exterior é um tipo de fundo de investimento em que o foco principal é aplicar…

Veja outros termos