Open Nav Logo Mais Retorno

Endomarketing

O que é Endomarketing

Endomarketing é uma vertente do marketing, também conhecido como marketing institucional interno. Seu principal objetivo é trabalhar a imagem da empresa frente aos próprios colaboradores.

Dessa forma, é possível manter a equipe motivada, o que ajuda a melhorar os resultados e reduzir o turnover (taxa de desligamento) da empresa.


Importância do endomarketing

 

O endomarketing é uma atividade cada vez mais valorizada dentro das empresas. Conforme já foi apontado, ela pode colaborar tanto para melhorar os resultados da equipe quanto para reduzir a taxa de desligamento de colaboradores.

Estudos repetidamente demonstram que a motivação é um elemento fundamental para que os profissionais mantenham uma alta produtividade. Dessa forma, a motivação atinge os resultados da empresa como um todo.

Em relação à redução do turnover, a importância do endomarketing é mais sútil.

Naturalmente, colaboradores satisfeitos com a empresa têm menos chances de buscar voluntariamente o desligamento ou de provocá-lo.

Quando a empresa tem menos desligamentos, ela evita problemas como:

  • Projetos que não avançam, porque ficam passando de mãos em mãos;
  • Conhecimentos essenciais que “saem” da empresa junto com os colaboradores que vão embora;
  • Perda de competitividade, porque os talentos da organização estão indo trabalhar com os concorrentes;
  • Aumento dos custos com recrutamento, seleção e treinamento de novos funcionários.

Esses são alguns exemplos de problemas que o endomarketing pode resolver e, dessa forma, atingir positivamente os resultados da empresa.

Ações mais comuns do endomarketing

Existe uma grande variedade de ações que podem ser realizadas pelo time de endomarketing da empresa para motivar os colaboradores.

Antes de mais nada, para realizar um trabalho positivo com a imagem da empresa, é preciso entender como os funcionários enxergam a empresa. Também é preciso diagnosticar os níveis atuais de motivação, a fim de estabelecer metas e traçar um planejamento. Portanto, pesquisas com o público interno são recorrentes.

Outra ação comum é a realização de campanhas de reconhecimento de mérito. Um dos principais motivos de desmotivação entre os profissionais é a falta de reconhecimento pelas suas realizações, e essas campanhas ajudam a superar esse problema.

Essas campanhas podem se apoiar na distribuição de premiações e bônus ou, simplesmente, na prática do feedback positivo. Aquela história de escolher o “funcionário do mês” e colocar uma plaquinha é uma das maneiras mais antigas de campanha de reconhecimento de mérito nas empresas.

O endomarketing também desenvolve eventos de integração entre os colaboradores. Dessa forma, ajuda a construir o sentimento de pertencimento a um grupo e acabar com a alienação dentro da empresa, que é uma causa de muitos desligamentos.

Em muitas empresas, o endomarketing cria projetos de responsabilidade socioambiental e envolve os colaboradores nesses projetos. Ao se engajar em uma causa, o indivíduo ganha um senso de propósito, que ajuda a aumentar sua motivação.

Além de tudo isso, frequentemente o endomarketing trabalha junto com o RH, para a elaboração de planos de carreira e programas de remuneração e benefícios que atendam às expectativas dos colaboradores. Afinal, a motivação também está fortemente relacionada com a perspectiva de crescimento e a satisfação com a retribuição pelo trabalho.

Relação do endomarketing com o mercado financeiro

Existe um bom motivo para o endomarketing estar nesse glossário de finanças. É que ele tem uma relação importante, mas que poucos percebem, com o mercado financeiro.

Quando uma empresa abre seu capital e começa a negociar ações ou outros ativos financeiros na bolsa de valores, o valor daqueles ativos está relacionado ao desempenho da empresa no mercado. E o desempenho da empresa no mercado, por sua vez, depende em grande parte do seu capital humano – uma equipe de alta performance, motivada, comprometida com a organização, gera mais resultados.

Além disso, uma empresa com uma cultura forte e um time engajado, consegue ser mais produtiva e inovadora em sua área de atuação.

Por esse motivo, o endomarketing é uma maneira de afetar positivamente o valor dos ativos financeiros de uma empresa. E, do ponto de vista dos investidores, saber que a empresa investe em endomarketing é um bom sinal na hora de escolher se vai comprar seu ativos.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados