Open Nav Logo Mais Retorno

Empresário

O que é o empresário?

A grosso modo, empresário é o nome dado a qualquer indivíduo que é dono de uma empresa. Seja pessoa física ou jurídica, além de criar a organização, ele também está envolvido na sua administração e operação.

Por vezes, o empresário assume todas as responsabilidades relativas ao cargo de executivo, em especial nas companhias menores. Dessa forma, ele realiza a função de planejar, organizar, dirigir e controlar os processos internos e guiar toda a estrutura para que negócio se firme e cresça.

Ainda assim, o Direito possui uma definição específica para o empresário.

Aqui, ele é identificado como a pessoa (física ou jurídica) que produz bens ou executa serviços visando o lucro, de forma habitual e independente, se valendo dos fatores de produção.

É graças a essa elucidação que já se entende, hoje em dia, que a figura do empresário e do empreendedor não são necessariamente sinônimos: assim como existem empregados empreendedores, existem empresários que se mostram incapazes de externalizar essa qualidade.


O que o empresário faz?

O trabalho de um empresário gira em torno da construção de uma companhia, agregando, muitas vezes, desde os processos gerenciais até a “mão na massa”. O seu objetivo maior é obter lucro, independentemente da atividade econômica exercida - no comércio ou na indústria.

O que o empresário faz muito se assemelha àquele indivíduo que decide construir a sua própria casa do zero.

Ele tem um objetivo e precisa estar totalmente envolvido para alcançá-lo.

Assim sendo, ele reúne todos os recursos e dá início à obra. No decorrer do projeto, conforme a demanda por profissionais cada vez mais especializados cresce, são realizadas contratações. Ainda assim, é para ele que as pessoas correm quando algum problema surge, da mesma forma que precisam mantê-lo informado de tudo o que acontece.

Afinal, ele é o maior interessado na sua conclusão - e quem desfrutará do resultado.

Em relação ao empresário, acontece a mesma coisa. A construção de uma empresa demanda recursos e equipes e ele se torna a figura central do empreendimento. Quanto maior ela fica, mais responsabilidades e tarefas são agregadas. Desse modo, o seu poder de coordenação é testado e, em caso de sucesso, o lucro (objetivo do empresário) é efetivado.

Como você já aprendeu, o empresário costuma combinar mais de uma função. Na busca pelo maior aproveitamento dos fatores de produção, é comum que assumam as funções que, em empresas maiores, já são exercidas por profissionais contratados.

Isso, em especial, está relacionado às funções-mor da Administração que os executivos assumem: planejar, organizar, dirigir e comandar (PODC) a companhia.

Qual é a diferença entre empresário e empreendedor?

O empreendedor se tornou uma figura central no meio empresarial, presente em quase todas as discussões a respeito de comando e iniciativa nas organizações do século XXI.

No entanto, embora sejam importantíssimos para o desenvolvimento das organizações, o empreendedor nem sempre tem o mesmo papel de um empresário.

Como te contamos lá na primeira seção, diferentemente do que prega o imaginário popular, um não é necessariamente sinônimo do outro.

São chamados de empreendedores os indivíduos dotados de empreendedorismo (a capacidade de, a partir da própria criatividade, ser pioneiro e realizar mudanças nas corporações e no próprio mercado).

Sabendo disso, podemos afirmar que existem muitos empreendedores que são também funcionários: é o chamado intra empreendedorismo.

Seguindo esse raciocínio, podemos afirmar também que nem todos os empresários são empreendedores.

Isso porque possuir a sua própria empresa não é sinônimo de agir de forma inovadora e criativa, enxergando novas formas de realizar os mesmos processos e/ou solucionar problemas.

Para cada uma das atividades, uma postura independente e uma escolha pessoal.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão