Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Empresa de Capital Aberto

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/10/2019 às 20:56 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é uma empresa de capital aberto?

Uma empresa de capital aberto é aquela cujas ações estão listadas na Bolsa de Valores. Ou seja, em outras palavras, são organizações que aceitam receber acionistas e investidores para a composição do seu patrimônio em troca de uma participação no negócio.

Para esse processo de se tornar uma organização com capital aberto, o negócio precisa passar por um processo chamado Oferta Pública Inicial (IPO), ou seja, o lançamento das ações da empresa na bolsa. Tudo se inicia pelo bookbuilding, um procedimento realizado para entender o interesse do mercado sobre a empresa e encontrar o preço ideal para lançamento das ações.

Uma vez concluído esse processo, os novos acionistas podem vender quando quiserem sua participação na empresa para outros investidores no chamado mercado secundário. A partir desse momento, potenciais interessados em investir na empresa podem fazer livres negociações com os papéis da organização na bolsa.

Muitas das maiores marcas do mundo estão listadas na Bolsa de Valores. Isso significa, entre outras coisas, que são empresas de capital aberto. Podemos citar como exemplo Apple, Google, Microsoft, Sony, Ambev, Petrobrás, Cielo e Itaú.

Por que uma empresa abre seu capital?

 

Nem toda empresa de capital aberto nasce dessa forma. A maioria, inclusive, começa com capital fechado apenas com o patrimônio dos próprios sócios até que chegue o momento de dar um novo passo.

A questão é que, em determinados momentos, pode ser necessário buscar novas fontes de capital para permitir o crescimento do negócio. Isso acontece por razões diversas como, por exemplo:

  • Expansão do negócio;
  • Abertura de uma filial;
  • Financiamento de projetos;
  • Novos investimentos dentro da empresa;
  • Reestruturação financeira;
  • Pagamento de dívidas e despesas.

Independente da razão, muitas vezes o crédito em mercados tradicionais (como a emissão de títulos de dívida ou buscar empréstimos bancários) acaba tendo um alto custo aos sócios. Desta forma, a abertura de capital pode ser um caminho mais atrativo (e mais barato) para captar novos recursos.

Além disso, não há um prazo final para o montante de dinheiro negociado. Os investidores podem seguir com a empresa por tempo indeterminado. É diferente de uma emissão de título, quando há prazo final para pagar quem "emprestou" dinheiro.

Quais as principais consequências de uma empresa de capital aberto?

Quando uma organização abre seu capital e passa a aceitar a entrada de acionistas, ela precisa lidar com algumas obrigações e regras também.

Uma delas é que ela deixa de ser controlada apenas de maneira interna pelos sócios originais. Os acionistas ordinários ganham direito à participação nas assembleias e também a voto.

Ou seja, quando uma pessoa compra ações de uma empresa, elas passam a ter sua participação no negócio — algo que inclui o interesse por tudo que acontece dentro do negócio e também participação nos lucros e prejuízos de maneira proporcional às ações que possuir.

É claro que a tomada de decisão é mantida por quem tiver 50% das ações mais uma, pois assim o seu voto sempre será maioria — mesmo que todos os acionistas estejam no lado oposto. De qualquer forma, é uma novidade para empresas que abrem o seu capital.

Além disso, ao estar na listada na Bolsa de Valores, existe outra série de obrigações a cumprir determinadas pela CVM. É o caso do compartilhamento público de informações e relatórios financeiros como o Balanço Patrimonial e a DRE, por exemplo.

Quais as vantagens de uma empresa de capital aberto?

Uma empresa de capital aberto aproveita de alguns benefícios oferecidos pelo mercado. Um deles, já mencionado, é o fato de conseguir recursos de maneira mais barata. Só que não para por aí.

Outra vantagem bem interessante é a própria imagem da organização. Ao ser listada na Bolsa de Valores, ela passa a ser mais conhecida e, portanto, pode ganhar visibilidade.

Além disso, ao gerar valor aos acionistas e ver sua ação valorizar, ela é percebida como um negócio em evolução. Há, portanto, uma melhoria da imagem que a marca apresenta ao seu público.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados