Open Nav Logo Mais Retorno

Empresa de Capital Aberto

O que é uma empresa de capital aberto?

Uma empresa de capital aberto é aquela cujas ações estão listadas na Bolsa de Valores. Ou seja, em outras palavras, são organizações que aceitam receber acionistas e investidores para a composição do seu patrimônio em troca de uma participação no negócio.

Para esse processo de se tornar uma organização com capital aberto, o negócio precisa passar por um processo chamado Oferta Pública Inicial (IPO), ou seja, o lançamento das ações da empresa na bolsa. Tudo se inicia pelo bookbuilding, um procedimento realizado para entender o interesse do mercado sobre a empresa e encontrar o preço ideal para lançamento das ações.

Uma vez concluído esse processo, os novos acionistas podem vender quando quiserem sua participação na empresa para outros investidores no chamado mercado secundário. A partir desse momento, potenciais interessados em investir na empresa podem fazer livres negociações com os papéis da organização na bolsa.

Muitas das maiores marcas do mundo estão listadas na Bolsa de Valores. Isso significa, entre outras coisas, que são empresas de capital aberto. Podemos citar como exemplo Apple, Google, Microsoft, Sony, Ambev, Petrobrás, Cielo e Itaú.


Por que uma empresa abre seu capital?

 

Nem toda empresa de capital aberto nasce dessa forma. A maioria, inclusive, começa com capital fechado apenas com o patrimônio dos próprios sócios até que chegue o momento de dar um novo passo.

A questão é que, em determinados momentos, pode ser necessário buscar novas fontes de capital para permitir o crescimento do negócio. Isso acontece por razões diversas como, por exemplo:

  • Expansão do negócio;
  • Abertura de uma filial;
  • Financiamento de projetos;
  • Novos investimentos dentro da empresa;
  • Reestruturação financeira;
  • Pagamento de dívidas e despesas.

Independente da razão, muitas vezes o crédito em mercados tradicionais (como a emissão de títulos de dívida ou buscar empréstimos bancários) acaba tendo um alto custo aos sócios. Desta forma, a abertura de capital pode ser um caminho mais atrativo (e mais barato) para captar novos recursos.

Além disso, não há um prazo final para o montante de dinheiro negociado. Os investidores podem seguir com a empresa por tempo indeterminado. É diferente de uma emissão de título, quando há prazo final para pagar quem "emprestou" dinheiro.

Quais as principais consequências de uma empresa de capital aberto?

Quando uma organização abre seu capital e passa a aceitar a entrada de acionistas, ela precisa lidar com algumas obrigações e regras também.

Uma delas é que ela deixa de ser controlada apenas de maneira interna pelos sócios originais. Os acionistas ordinários ganham direito à participação nas assembleias e também a voto.

Ou seja, quando uma pessoa compra ações de uma empresa, elas passam a ter sua participação no negócio — algo que inclui o interesse por tudo que acontece dentro do negócio e também participação nos lucros e prejuízos de maneira proporcional às ações que possuir.

É claro que a tomada de decisão é mantida por quem tiver 50% das ações mais uma, pois assim o seu voto sempre será maioria — mesmo que todos os acionistas estejam no lado oposto. De qualquer forma, é uma novidade para empresas que abrem o seu capital.

Além disso, ao estar na listada na Bolsa de Valores, existe outra série de obrigações a cumprir determinadas pela CVM. É o caso do compartilhamento público de informações e relatórios financeiros como o Balanço Patrimonial e a DRE, por exemplo.

Quais as vantagens de uma empresa de capital aberto?

Uma empresa de capital aberto aproveita de alguns benefícios oferecidos pelo mercado. Um deles, já mencionado, é o fato de conseguir recursos de maneira mais barata. Só que não para por aí.

Outra vantagem bem interessante é a própria imagem da organização. Ao ser listada na Bolsa de Valores, ela passa a ser mais conhecida e, portanto, pode ganhar visibilidade.

Além disso, ao gerar valor aos acionistas e ver sua ação valorizar, ela é percebida como um negócio em evolução. Há, portanto, uma melhoria da imagem que a marca apresenta ao seu público.

 

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados