Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

EMBI+

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/04/2019 às 22:44 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o EMBI+?

É chamado de Emerging Markets Bond Index Plus (o EMBI+ ou, em tradução livre, o Índice de Títulos da Dívida de Mercados Emergentes), o índice de atualização diária criada pelo Banco estadunidense JP Morgan ainda na década de 1990.

O objetivo principal do EMBI+ é medir o desempenho dos títulos emitidos em 19 países considerados emergentes ou em desenvolvimento.

Inicialmente, era nomeado apenas como EMBI. Tendo essa primeira versão sido criada em 1992, englobava ao todo 11 países. Apenas em 1994 o índice foi atualizado, adicionando 8 novos que despontavam na Economia.

Da formação inicial, Argentina, Brasil, Bulgária, Equador, México, Nigéria, Panamá, Peru, Polônia, Rússia e Venezuela embarcaram no novo grupo, que recebeu ainda: África do Sul, Colômbia, Egito, Filipinas, Malásia, Marrocos, Turquia e Ucrânia.

Segundo a definição básica, é considerado um país emergente aquele que apresenta níveis moderados em itens como IDH e industrialização, que indicam progresso da qualidade de vida e desenvolvimento econômico. No entanto, para compor o EMBI+ é necessário ainda que o país apresente chances moderadas de não honrar com as suas dívidas, gerando papéis públicos de risco.

Como o EMBI+ funciona?

No EMBI+ são selecionados mais de 100 títulos emitidos pelos países emergentes selecionados.

Por possuírem riscos maiores do que os de outras economias, esses títulos retornam juros maiores aos investidores como uma forma de atraí-los. E é justamente esse o ponto medido pelo EMBI+.

Para tanto, são comparados os juros oferecidos nos títulos públicos dos países emergentes com os juros daquele que é considerado o país com menor probabilidade de calote do mundo, os Estados Unidos. É claro que para que a comparação seja fidedigna, os itens comparados devem ser o mais semelhantes possível.

Quanto maior é a diferença entre as taxas de juros comparadas, entende-se também que maior é o risco oferecido por aquele país.

Para que serve o EMBI+?

Devido a essas características, o EMBI+ se tornou um índice de referência na definição do risco-país.

É chamado de risco-país o indicador que mensura a diferença entre o retorno médio dos títulos de um país e o retorno do título equivalente na economia estadunidense, culminando em uma taxa de risco médio representativo.

Ou seja, o risco que o EMBI+ mostra de forma isolada em cada produto financeiro, o risco-país reúne a nível nacional.

Dentro dessa dinâmica, o EMBI+ se apresenta como a ferramenta principal usada pelo mercado financeiro para se chegar ao risco-país. Ainda assim, ele não é a única - para o mesmo fim, também costuma-se utilizar o Credit Default Swap (o CDS).

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados