Open Nav

Eficiência

O que é a eficiência?

Eficiência é o nome dado à capacidade de se alcançar um objetivo utilizando o mínimo de recursos possível, de modo a cumprir com a finalidade definida e ainda assim se evitar desperdícios. E quando se trata de eficiência, não é só o (uso ou desperdício do) dinheiro que conta, mas também o de vários outros recursos importantes, como o tempo, a energia e o conhecimento.

Para se ter uma ideia, o conceito é tão relevante que é ensinado previamente em diversos cursos ligados à administração e gestão. Isso porque, junto com a eficácia e a efetividade, a eficiência forma os famosos "3Es da Administração". Mas não se preocupe em entender todos esses termos agora, especialmente se são novidade para você, porque iremos nos debruçar sobre todos eles ao longo deste texto. Inclusive com exemplos práticos do seu cotidiano!


Qual é a diferença entre eficiência, eficácia e efetividade?

Para começar, vamos imaginar que você está construindo uma casa. Mas não é uma casa qualquer, não: é a casa dos seus sonhos, aquela que provavelmente perdurará por muitos e muitos anos, a fim de acolher seus filhos, netos, bisnetos... Já pensou?

Para construí-la, você recebe um alvará de construção da prefeitura e, como já possui certa experiência profissional como pedreiro, decide você mesmo executar parte do projeto, erguendo as paredes. 

E é claro que você consegue! No entanto, há um grande problema: sempre que ergue uma parede nova, você desperdiça 50% dos recursos, entre matéria-prima e tempo. 

Nesse caso, você não está sendo eficiente - isto é, não está alcançando o objetivo utilizando o mínimo de recursos possível, nem cumprindo com a finalidade definida enquanto evita os desperdícios.

Por outro lado, podemos dizer que você está sendo muito eficaz. Isso porque a eficácia é entendida como a capacidade de atingir os resultados propostos - nesse caso, a construção da parede.

Mas onde entra a efetividade nisso tudo?

Bom, por definição, a efetividade é descrita como a capacidade de ser eficiente e eficaz, ao mesmo tempo. Ou seja, dentro da história que construímos, se você fosse efetivo teria erguido a parede corretamente (eficácia) sem desperdiçar os recursos (eficiência).

Viu só como os 3Es permeiam tudo à nossa volta? Agora mesmo, enquanto lê esse artigo, você tem a opção de agir ou não de forma eficiente ou eficaz, de ser ou não efetivo. O mesmo se dá quando prepara o seu café pela manhã, toma o banho do dia, se dirige ao trabalho (e até mesmo o realiza).

Os 3Es também estão presentes nos nossos relacionamentos, na forma com que nos comunicamos com nossos pais, irmãos, namorados (as), vizinhos (as), colegas de trabalho e afins.

Por que a eficiência é tão importante para as empresas?

As empresas, de maneira básica, entregam resultados através de seus produtos e serviços. E a forma que essa entrega é realizada, se ela é eficiente ou não, é muito determinante para o sucesso desse negócio.

Imagine um vendedor de cachorro quente. Se a cada leva de salsichas, ele desperdiça 1/3 (porque caíram no chão, por exemplo), esse é um gasto que não pode mais ser revertido em lucro. 

Usamos um exemplo simples, de um pequeno negócio, mas imagine o que acontece diariamente em grandes empresas. Quanto mais a organização cresce, maiores são os pontos de possível perda de eficiência. 

Administrar isso é algo essencial, visto que uma pequena perda hoje, uma diminuição mínima na eficiência de um setor, pode representar um sério perigo para a sustentabilidade da empresa no futuro. 

Por outro lado, quando uma companhia se torna eficiente, é ainda mais fácil de se desenvolver, visto que as entregas são realizadas com o menor custo possível.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados