Open Nav

Efeito da Terceira Pessoa

O que é o Efeito da Terceira Pessoa?

Efeito da Terceira Pessoa (ou ainda Third-Person Effect, conforme o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo.

Por definição, o Efeito da Terceira Pessoa narra a nossa tendência a acreditar que os outros são mais influenciáveis, principalmente no que tange à influência midiática, do que nós mesmos somos.

Não raro discutimos como as propagandas, por exemplo, afetam as pessoas. Como o consumismo é algo disseminado explícita e implicitamente. Como as pessoas compram sem precisar, nem poder pagar, apenas porque foram atraídas por uma vitrine no shopping ou um comercial na televisão afirmando que elas apenas seriam felizes se tivessem produto x ou y.

Se você já leu os nossos artigos completos sobre viés do ponto cego, viés do ator-observador e viés egocêntrico, por exemplo, sabe que o nosso cérebro é especialista em julgar os outros, mas não tem o mesmo criticismo ao analisar a si mesmo.

Você pode até se considerar alguém autocrítico e exigente consigo mesmo, mas nem por isso está livre do Efeito da Terceira Pessoa - pelo contrário, pode ser ainda mais influenciado por ele, justamente por se ver como "imune".


Como o Efeito da Terceira Pessoa funciona?

É esse efeito que garante que gostemos tanto de falar sobre "a sociedade", "as pessoas" e "o mercado financeiro", como se fossem entidades quase que fantasmagóricas que ninguém pode ver ou tocar.

Não é você, a sua mãe, o seu parceiro ou a sua filha que não sentam na mesa de jantar sem um celular a tira colo. É "A Sociedade" que anda muito individualista.

Assim como não é você, o seu melhor amigo ou o seu chefe que trafegam acima da velocidade permitida. São "As Pessoas" que andam cada vez mais mal educadas no trânsito.

Sem falar que, mais uma vez, não é você, o seu colega de trabalho ou a sua prima que não se dedicam a estudar direitinho os investimentos antes de realizar aplicações. É "O Mercado Financeiro" que está cheio de gente despreparada.

Percebe como o Efeito da Terceira Pessoa permite que nos distanciemos do problema? "O problema é d'A Sociedade. Eu sou o João/Carolina/Roberto, eu não sou A Sociedade", é o que o seu cérebro pensa, mesmo que inconscientemente.

E é justamente aqui, nesse distanciamento, que reside o maior perigo do Efeito da Terceira Pessoa - para As Pessoas, sim, mas principalmente para você!

Como o Efeito da Terceira Pessoa interfere na sua vida financeira?

Lembra que te contamos, logo no comecinho do artigo, que a influência midiática é um dos pontos principais do Efeito da Terceira Pessoa? Isso se dá porque foi justo para entender como as pessoas se viam sob o domínio dos meios que comunicação que esse fenômeno psicológico foi descoberto e, então, estudado.

Agora imagine você discutindo com um amigo, durante um almoço, como o Natal é apenas uma data comercial e as lojas apenas se importam em vender mais e mais coisas que as pessoas não precisam.

Almoço encerrado, você passa em frente a uma loja de roupas com uma coleção nova. Sapatos também estão belamente dispostos em uma área própria. Campanhas com modelos estão espalhados por todos os lados e você pensa em como eles(as) são lindos(as) - "eles(as) parecem tão confiantes!".

Assim, você compra uma calça, duas camisas e um sapato novo. A sua intenção era comprar apenas a camiseta que te chamou atenção na vitrine, mas se deixou levar pela atmosfera.

Cá entre nós, não foi você tão influenciado quanto as pessoas que gastam rios de dinheiro com decorações de Natal e presentes de Amigo Secreto?

Quando não somos capazes de perceber isso, perdemos a capacidade de nos proteger e tomar decisões melhores para o nosso bolso. É entender que o mesmo que acontece com as gastadores tomados pelo espírito natalino te acontece o ano todo e, por mais de uma vez, você comprou algo que não precisava influenciado pelo vendedor.

Do contrário, é um eterno jogo de "O problema é d'A Sociedade. Eu sou o João/Carolina/Roberto, eu não sou A Sociedade". E independentemente do seu nome, o dinheiro vai mesmo para uma "Terceira Pessoa": no caso, uma que domine esse efeito melhor do que você.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados