Open Nav

Edmar Bacha

Quem é Edmar Bacha?

Edmar Bacha é um economista brasileiro com participação expressiva na área acadêmica e em sua carreira pública. Atualmente, Bacha é diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/ CdG), um think tank no Rio de Janeiro voltado ao debate sobre economia do país e do qual foi um dos sócios-fundadores.

Nascido na cidade de Lambari, em Minas Gerais, Edmar Bacha participou de equipes de formulação dos planos Cruzado e Real, foi membro de conselhos de empresas privadas, além de ser autor e organizador de diversos livros na área econômica.


Formação acadêmica de Edmar Bacha

Bacha se formou na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na década de 1960, e seguiu sua formação acadêmica na área econômica. Depois de se mudar para o Rio de Janeiro, fez um curso de aperfeiçoamento de economistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e, em seguida, começou a pós-graduação na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

O economista brasileiro passou por diversas instituições de ensino como professor. Na década de 1970, Bacha lecionou na Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, na Universidade de Brasília. Mais tarde, ingressou na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Ele ainda foi professor de economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atuou como professor conferencista do mestrado em Relações Internacionais do Instituto Rio Branco, do Ministério das relações Exteriores.

Participação em entidades

Entre 1979 e 1992, Bacha foi consultor do Grupo dos 24 para Assuntos Monetários Internacionais, em Washington. Já em 1985, integrou a Comissão Nacional para a Reformulação da Educação Superior Brasileira, em Brasília.

A partir dos anos 2000, o economista foi integrante de diversas entidades, como:

  • Comissão para o Crescimento e o Desenvolvimento do Banco Mundial;
  • Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD);
  • Academia Brasileira de Ciências (ABC);
  • Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV);
  • Latin American and Caribbean Economic Association (LACEA).

Desde 2015, Edmar Bacha é sócio-fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, no Rio de Janeiro. O economista tornou-se, em 2016, o sexto ocupante da cadeira no 40 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele foi o sucessor de Evaristo de Moraes Filho e foi recebido, em 2017, pelo Acadêmico e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Carreira de Edmar Bacha

Bacha ingressou na carreira pública durante o governo José Sarney, na década de 1980, atuando como membro da equipe de formulação do Plano de Estabilização Econômica, o conhecido Plano Cruzado. Alguns anos mais tarde, o economista assumiu a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A partir de 1993, Bacha tornou-se assessor para a área monetária do então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, durante a presidência de Itamar Franco. Ele também participou do grupo que formulou o Plano Real.

Conselheiro

Dois anos mais tarde, ele assumiu a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A partir de então, Bacha passou por algumas empresas. Ele foi conselheiro do BBA Creditanstalt e das Faculdades Integradas Pitágoras, além de membro do Conselho de Administração da Editel Listas Telefônicas e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Bacha também integrou o conselho consultivo do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Columbia e da Brazil Foundation. O economista foi um dos fundadores da agência de microcrédito VivaCred e ainda foi membro do Comitê Assessor sobre produtividade na economia brasileira, na McKinsey Global Institute.

Edmar Bacha ocupou ainda o cargo de diretor do Brazilian-American Chamber of Commerce e foi presidente da Associação Nacional de Bancos de Investimento (ANBID).

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados