Open Nav

Economista Doméstico

O que é um economista doméstico?

De forma simplista, o economista doméstico é um tipo de economista com formação específica em Economia Doméstica. Atualmente, no Brasil, existem inclusive graduações típicas nessa área, como as oferecidas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pela UFC - Universidade Federal do Ceará (UFC).

À nível nacional, há uma autarquia destinada exclusivamente a regulamentar a atividade de economista doméstico: o Conselho Federal de Economistas Domésticos. Sem falar, é claro, nos CREDs, os Conselhos Regionais de Economistas Domésticos. Ao todo, existem 3 CREDs atualmente no Brasil:

  • o CRED I, que envolve os profissionais da Região Norte e dos Estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piaui e Maranhão;
  • o CRED II, que envolve os profissionais dos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia;
  • o CRED III, que envolve os profissionais dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Mas o que eles regulamentam? O que faz um economista doméstico, afinal?

A resposta, de forma mais completa, pretendemos oferecer ao longo deste artigo. Por ora, vale entender o principal objeto de estudo dentro dessa profissão: a economia doméstica.


O que é a tal Economia Doméstica?

A Economia Doméstica é a ciência que estuda em essência o desenvolvimento social, de forma a entender a maneira como a educação, a nutrição, as finanças e as áreas correlatas interferem na qualidade de vida das famílias e das comunidades.

Não, não se trata apenas de montar um orçamento familiar ou desenvolver técnicas para o melhor aproveitamento dos alimentos (que, de certo modo, também interferem no orçamento), mas propor soluções para os problemas de consumo das pessoas, a nível individual e comunal.

Justamente por isso os especialistas em Economia Doméstica usualmente estão envolvidos no desenvolvimento de legislações ligadas ao direito do consumidor. Afinal de contas, quando você compra um celular novo, almoça em um restaurante ou vai à consulta no dentista está consumindo e, portanto, tendo um comportamento diretamente ligado à Economia Doméstica.

Qual é a diferença entre um economista “tradicional” e um economista doméstico?

O termo economista pode confundir - será que todo economista está apto à realizar as funções típicas de um economista doméstico, e vice versa?

Bom, por definição, um economista tem formação em Economia - a ciência que analisa os bens e os serviços e a forma como eles circulam dentro da sociedade. Essa circulação analisada não é exatamente a um nível particular, mas como movimentos. A Economia Doméstica, por outro lado, é focada justamente nesse nível particular.

Como existem formações específicas para a Economia Doméstica, nem sempre um economista doméstica terá também formação em Economia. Por sua vez, os formados nesta última ciência podem obter formações em Economia Doméstica, como programas de pós-graduação e mestrado.

Quais são as funções típicas de um economista doméstico?

Assim como um médico pode se tornar oftalmologista ou neurologista, um economista doméstico pode assumir diferentes tipos de funções. Algumas delas são:

  • Definir métodos para a correta manipulação dos alimentos, assim como o seu armazenamento e conservação;
  • Definir métodos para a correta produção de roupas, assim como o seu armazenamento e conservação dos tecidos;
  • Desenvolver estratégias de desenvolvimento social focado no desenvolvimento infantil;
  • Avaliar a qualidade de produtos, de modo a aprovar o seu oferecimento para consumo da população;
  • Auxiliar famílias e comunidades em áreas como habitação, higiene, vestuário e saúde;
  • Criar planos de educação do consumidor, orientando o público na compra de bens e serviços, assim como no consumo correto;
  • Desenvolver projetos de moradia.
Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados