Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Economista Doméstico

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:10/01/2020 às 13:48 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é um economista doméstico?

De forma simplista, o economista doméstico é um tipo de economista com formação específica em Economia Doméstica. Atualmente, no Brasil, existem inclusive graduações típicas nessa área, como as oferecidas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pela UFC - Universidade Federal do Ceará (UFC).

À nível nacional, há uma autarquia destinada exclusivamente a regulamentar a atividade de economista doméstico: o Conselho Federal de Economistas Domésticos. Sem falar, é claro, nos CREDs, os Conselhos Regionais de Economistas Domésticos. Ao todo, existem 3 CREDs atualmente no Brasil:

  • o CRED I, que envolve os profissionais da Região Norte e dos Estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piaui e Maranhão;
  • o CRED II, que envolve os profissionais dos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia;
  • o CRED III, que envolve os profissionais dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Mas o que eles regulamentam? O que faz um economista doméstico, afinal?

A resposta, de forma mais completa, pretendemos oferecer ao longo deste artigo. Por ora, vale entender o principal objeto de estudo dentro dessa profissão: a economia doméstica.

O que é a tal Economia Doméstica?

A Economia Doméstica é a ciência que estuda em essência o desenvolvimento social, de forma a entender a maneira como a educação, a nutrição, as finanças e as áreas correlatas interferem na qualidade de vida das famílias e das comunidades.

Não, não se trata apenas de montar um orçamento familiar ou desenvolver técnicas para o melhor aproveitamento dos alimentos (que, de certo modo, também interferem no orçamento), mas propor soluções para os problemas de consumo das pessoas, a nível individual e comunal.

Justamente por isso os especialistas em Economia Doméstica usualmente estão envolvidos no desenvolvimento de legislações ligadas ao direito do consumidor. Afinal de contas, quando você compra um celular novo, almoça em um restaurante ou vai à consulta no dentista está consumindo e, portanto, tendo um comportamento diretamente ligado à Economia Doméstica.

Qual é a diferença entre um economista “tradicional” e um economista doméstico?

O termo economista pode confundir - será que todo economista está apto à realizar as funções típicas de um economista doméstico, e vice versa?

Bom, por definição, um economista tem formação em Economia - a ciência que analisa os bens e os serviços e a forma como eles circulam dentro da sociedade. Essa circulação analisada não é exatamente a um nível particular, mas como movimentos. A Economia Doméstica, por outro lado, é focada justamente nesse nível particular.

Como existem formações específicas para a Economia Doméstica, nem sempre um economista doméstica terá também formação em Economia. Por sua vez, os formados nesta última ciência podem obter formações em Economia Doméstica, como programas de pós-graduação e mestrado.

Quais são as funções típicas de um economista doméstico?

Assim como um médico pode se tornar oftalmologista ou neurologista, um economista doméstico pode assumir diferentes tipos de funções. Algumas delas são:

  • Definir métodos para a correta manipulação dos alimentos, assim como o seu armazenamento e conservação;
  • Definir métodos para a correta produção de roupas, assim como o seu armazenamento e conservação dos tecidos;
  • Desenvolver estratégias de desenvolvimento social focado no desenvolvimento infantil;
  • Avaliar a qualidade de produtos, de modo a aprovar o seu oferecimento para consumo da população;
  • Auxiliar famílias e comunidades em áreas como habitação, higiene, vestuário e saúde;
  • Criar planos de educação do consumidor, orientando o público na compra de bens e serviços, assim como no consumo correto;
  • Desenvolver projetos de moradia.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados